CBO 5101-30 - Chefe de bar - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios
O profissional no cargo de Chefe de bar CBO 5101-30 supervisiona os serviços de bar, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.
Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5101-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Chefe de bar, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios CBO 5101-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5101-30
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Chefe de bar
O Chefe de bar CBO 5101-30 planeja as rotinas de trabalho em serviços de bar, no estabelecimento especializado em servir bebidas ou no interior de estabelecimentos maiores, tais como uma unidade do departamento de alimentos e bebidas de hotéis ou uma área delimitada de restaurantes Define as funções da equipe de trabalho e descreve os procedimentos de execução dos serviços.
Programa o abastecimento do bar, pesquisando os preços de matérias-primas e produtos.
Atende clientes do bar, recepcionando-os e orientando seus pedidos Verifica o fundamento de reclamações dos clientes.
Controla a emissão de comandas Realiza o controle do suprimento de matérias-primas e produtos para o bar, monitorando o consumo e realizando aquisição para reposição.
Controla o recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos adquiridos.
Examina prazo de validade dos produtos Supervisiona a preparação de bebidas e petiscos.
Pesquisa e cria novas receitas.
Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes sobre produtos e serviços Avalia o tempo de espera e a qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes Avalia a apresentação dos coquetéis, drinques, sucos e outras bebidas.
Verifica o estado de conservação das instalações do bar, realizando pequenos reparos Providencia serviços de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços Monitora a realização dos serviços de dedetização e desratização.
Monitora o funcionamento dos equipamentos, realizando pequenos reparos ou providenciando serviços de manutenção Propõe a substituição de equipamentos tecnologicamente ultrapassados por novos.
Realiza triagem de utensílios para descarte ou reparo Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.
Soluciona situações de conflito na equipe ou problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.
Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.
Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novas receitas, novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.
Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas e produtos, elaborando documento com informações de vendas, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Mantém a organização e a limpeza do bar, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Funções do cargo
O funcionário CBO 5101-30 deve coordenar equipe de trabalho, avaliar desempenho de funcionários, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, avaliar execução de serviços, preparar alimentos e bebidas, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, demonstrar competências pessoais, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5101-30
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Chefe de bar CBO 5101-30
Um Chefe de bar (ou sinônimo) deve sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, controlar recebimento de mercadorias e valores, executar preparação de alimentos e bebidas, coletar dados sobre venda de bilhetes, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, pesquisar preços de produtos, encaminhar clientes, manter boa postura pessoal, finalizar pratos e bebidas, pesquisar receitas de preparo de bebidas, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, criar receitas de preparo de bebidas, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, finalizar atendimento ao cliente, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, coletar dados sobre desempenho de funcionários, controlar guarda de bilhetes, organizar treinamento para execução de novos serviços, providenciar atividades de capacitação, elaborar normas para treinamento de funcionários, criar receitas de preparo de alimentos, orientar execução dos serviços, tratar clientes e subordinados com cortesia, demonstrar bom senso, escolher matéria-prima, coletar dados sobre operação de reservas, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, avaliar funcionários para promoções, orientar pedido do cliente, controlar preparação dos alimentos, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, pesquisar receitas de preparo de alimentos, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, executar trabalho de subordinados, manter-se atualizado, distribuir funcionários em setores, sugerir atualização de equipamentos, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, examinar produtos, segundo validade de utilização, dimensionar equipe de trabalho, registrar pedido do cliente, acompanhar visitações, controlar emissão de comandas, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, registrar ocorrências nos setores, definir funções da equipe de trabalho, liderar equipe, atender reclamações, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, participar de programas de treinamento, verificar funcionamento de equipamentos, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, realizar reuniões de avaliação de funcionários, demonstrar senso de organização, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, verificar estado das instalações, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, controlar consumo de matérias-primas e insumos, examinar preparação de ambientes - quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros, manter bons hábitos de higiene, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, atribuir tarefas aos funcionários, executar preparação de bebidas, demonstrar atitudes inovadoras, recepcionar clientes, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, programar abastecimento dos setores, adequar equipe a situações atípicas, degustar alimentos e bebidas, definir trajetórias para condutores e maquinistas, propor treinamento externo para funcionários, estabelecer rotinas de passagem de turnos, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, avaliar novos equipamentos e utensílios, providenciar reparos de equipamentos e instalações, intermediar informações entre equipe e superiores, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, simular atividades para aprendizagem, demonstrar agilidade, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, delegar responsabilidade aos funcionários, solicitar auto-avaliação dos funcionários, acomodar clientes, descrever procedimentos de execução dos serviços, motivar funcionários, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes.