CBO 5111-05 - Comissário de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
O profissional no cargo de Comissário de voo CBO 5111-05 presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave.
Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comissário de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Comissário de voo
O Comissário de voo CBO 5111-05 realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros Checa o sistema de intercomunicação da aeronave.
Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros.
Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque.
Confere a documentação de menores desacompanhados Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura.
Informa aos passageiros sobre particularidades do voo.
Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos.
Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.
Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”) Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.
Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro.
Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança Realoca bagagens perigosas.
Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros.
Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente Presta primeiros socorros.
No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso Auxilia no desembarque de passageiros Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida Relata as condições de limpeza da aeronave Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas.
Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo Declara os pertences pessoais Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5111-05 deve preparar relatórios e ou documentação, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, servir refeições preparadas e bebidas, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, agir em situações de emergência, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, atender aos passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Atividades exercidas por um Comissário de voo CBO 5111-05
Um Comissário de voo (ou sinônimo) deve demonstrar organização, distribuir material de alfândega e de imigração, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave, combater fogo a bordo, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, retirar pedidos de refeições e bebidas, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, adaptar-se a mudanças de fusos horários, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, usar equipamentos de proteção, evidenciar equilíbrio emocional, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, dar provas de agilidade, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, prestar primeiros socorros às pessoas, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, realocar bagagens perigosas, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, dar provas de desprendimento, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, recepcionar passageiros, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha, comandar a evacuação da aeronave, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, demonstrar iniciativa, retirar anéis e alianças, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, comunicar-se em outros idiomas, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, preparar a mesa ou balcão de refeições, atualizar-se profissionalmente, demonstrar liderança, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, recolher as bandejas e utensílios de mesa, informar os passageiros sobre as acomodações, trabalhar em equipe, aquecer refeições, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, demonstrar empatia, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, acomodar os passageiros especiais, relatar as condições de limpeza, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, participar de treinamentos sobre segurança, colocar bebidas no gelo, agir com cortesia, monitorar atitudes dos passageiros, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, entregar as bandejas com refeições, demonstrar facilidade de comunicação verbal, declarar os pertences pessoais, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, verificar a apresentação das refeições e bebidas, identificar-se com a profissão, informar os passageiros sobre situações de emergência, demonstrar boa apresentação pessoal, preparar a cabine para pouso de emergência.