CBO 5111-05 - Comissário de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
O profissional no cargo de Comissário de voo CBO 5111-05 presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave.
Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comissário de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Comissário de voo
O Comissário de voo CBO 5111-05 realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros Checa o sistema de intercomunicação da aeronave.
Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros.
Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque.
Confere a documentação de menores desacompanhados Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura.
Informa aos passageiros sobre particularidades do voo.
Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos.
Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.
Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”) Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.
Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro.
Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança Realoca bagagens perigosas.
Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros.
Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente Presta primeiros socorros.
No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso Auxilia no desembarque de passageiros Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida Relata as condições de limpeza da aeronave Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas.
Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo Declara os pertences pessoais Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5111-05 deve demonstrar competências pessoais, servir refeições preparadas e bebidas, atender aos passageiros, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, agir em situações de emergência, trabalhar com segurança, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, preparar relatórios e ou documentação.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Atividades exercidas por um Comissário de voo CBO 5111-05
Um Comissário de voo (ou sinônimo) deve acomodar os passageiros especiais, adaptar-se a mudanças de fusos horários, retirar anéis e alianças, trabalhar em equipe, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, declarar os pertences pessoais, agir com cortesia, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, comandar a evacuação da aeronave, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, realocar bagagens perigosas, distribuir material de alfândega e de imigração, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, demonstrar organização, entregar as bandejas com refeições, atualizar-se profissionalmente, participar de treinamentos sobre segurança, combater fogo a bordo, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, preparar a mesa ou balcão de refeições, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, dar provas de agilidade, recolher as bandejas e utensílios de mesa, recepcionar passageiros, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, informar os passageiros sobre as acomodações, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, evidenciar equilíbrio emocional, verificar a apresentação das refeições e bebidas, identificar-se com a profissão, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, colocar bebidas no gelo, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, demonstrar facilidade de comunicação verbal, demonstrar liderança, dar provas de desprendimento, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, usar equipamentos de proteção, demonstrar empatia, prestar primeiros socorros às pessoas, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, monitorar atitudes dos passageiros, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha, aquecer refeições, relatar as condições de limpeza, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, demonstrar iniciativa, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, demonstrar boa apresentação pessoal, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, retirar pedidos de refeições e bebidas, preparar a cabine para pouso de emergência, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, informar os passageiros sobre situações de emergência, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, comunicar-se em outros idiomas.