CBO 5111-05 - Comissário de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
O profissional no cargo de Comissário de voo CBO 5111-05 presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave.
Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comissário de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Comissário de voo
O Comissário de voo CBO 5111-05 realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros Checa o sistema de intercomunicação da aeronave.
Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros.
Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque.
Confere a documentação de menores desacompanhados Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura.
Informa aos passageiros sobre particularidades do voo.
Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos.
Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.
Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”) Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.
Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro.
Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança Realoca bagagens perigosas.
Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros.
Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente Presta primeiros socorros.
No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso Auxilia no desembarque de passageiros Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida Relata as condições de limpeza da aeronave Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas.
Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo Declara os pertences pessoais Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5111-05 deve checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, demonstrar competências pessoais, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, atender aos passageiros, trabalhar com segurança, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, agir em situações de emergência, preparar relatórios e ou documentação, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, servir refeições preparadas e bebidas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Atividades exercidas por um Comissário de voo CBO 5111-05
Um Comissário de voo (ou sinônimo) deve atualizar-se profissionalmente, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, demonstrar iniciativa, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, retirar anéis e alianças, realocar bagagens perigosas, colocar bebidas no gelo, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, recepcionar passageiros, dar provas de desprendimento, agir com cortesia, emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, demonstrar liderança, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, verificar a apresentação das refeições e bebidas, comunicar-se em outros idiomas, informar os passageiros sobre situações de emergência, monitorar atitudes dos passageiros, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, dar provas de agilidade, adaptar-se a mudanças de fusos horários, demonstrar boa apresentação pessoal, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave, relatar as condições de limpeza, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, participar de treinamentos sobre segurança, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, comandar a evacuação da aeronave, prestar primeiros socorros às pessoas, declarar os pertences pessoais, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, trabalhar em equipe, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, aquecer refeições, acomodar os passageiros especiais, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, demonstrar facilidade de comunicação verbal, demonstrar empatia, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, distribuir material de alfândega e de imigração, entregar as bandejas com refeições, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, combater fogo a bordo, preparar a cabine para pouso de emergência, usar equipamentos de proteção, identificar-se com a profissão, retirar pedidos de refeições e bebidas, evidenciar equilíbrio emocional, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, demonstrar organização, informar os passageiros sobre as acomodações, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, preparar a mesa ou balcão de refeições, recolher as bandejas e utensílios de mesa, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência.