CBO 5112-15 - Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fiscais e cobradores dos transportes coletivos
O profissional no cargo de Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15 realiza cobrança de tarifa em veículo de transporte coletivo rodoviário Informa ao usuário o valor a pagar, recebendo o numerário.
Acompanha o fluxo de usuários que têm a catraca liberada por cartão de bilhetagem eletrônica, cartão de crédito ou outro meio Cumpre o estabelecido na legislação em relação aos usuários que têm direito à gratuidade ou à cobrança de tarifa reduzida Elabora relatório de prestação de contas do movimento do dia.
Presta apoio ao motorista e fornece informações aos usuários Atua de acordo com procedimentos da empresa e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5112-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fiscais e cobradores dos transportes coletivos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador de transportes coletivos (exceto trem), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fiscais e cobradores dos transportes coletivos CBO 5112-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5112-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Fiscais e cobradores dos transportes coletivos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem)
O Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15 confere o valor do fundo fixo recebido, para início das viagens em ônibus ou veículo similar Recepciona o usuário, informando-lhe o valor a pagar.
Recebe o numerário, examinando a autenticidade das cédulas, devolvendo o troco exato e liberando a catraca para passagem do usuário.
Acompanha o fluxo de usuários que têm a catraca liberada por cartão de bilhetagem eletrônica – como bilhete único, cartão de crédito, celular, crachás de passagem livre ou outro meio Cumpre o estabelecido em legislação federal, estadual ou municipal em relação aos usuários que têm direito à gratuidade ou à cobrança de tarifa reduzida.
Controla o total de usuários, a quantidade com pagamento e a quantidade com gratuidade Confere o valor recebido em numerário e em outras formas de pagamento.
Elabora relatório de prestação de contas do movimento do dia, registrando a arrecadação e as ocorrências.
Presta apoio ao motorista, auxiliando na execução de manobras e no embarque e desembarque de usuários, quando necessário Pode ajudar o motorista no momento de acidentes ou de outras ocorrências, tomando as providências solicitadas.
Pode indicar ao usuário os assentos preferencias, destinados a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a demais pessoas em condições previstas em legislação.
Presta informações aos usuários sobre anormalidades no tráfego, sobre ocorrências e sobre itinerários.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5112-15 deve examinar veículos, administrar valores, atender aos usuários, preencher relatórios, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, fiscalizar o fluxo de usuários, agir nas ocorrências.
Condições de trabalho dessas profissões
Fiscais e cobradores dos transportes coletivos os fiscais cobradores atuam em empresas de transporte terrestre. São empregados assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional e/ou permanente.Trabalham por rodízio de turnos, a céu aberto ou confinados em ambientes fechados e locais subterrâneos. Freqüentemente, estão sujeitos a pressões e ao trabalho em posições desconfortáveis. Em muitas das atividades exercidas, são expostos a altas temperaturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5112-15
O exercício dos cargos de Fiscais e cobradores dos transportes coletivos requer o ensino fundamental, exceto para o bilheteiro (estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré- requisito é ensino médio. Todas as ocupações, exceto o cobrador, qualificam-se em cursos profissionalizante acima de quatrocentas horas-aula, geralmente oferecidos pelas próprias empresas.
Atividades exercidas por um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15
Um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (ou sinônimo) deve participar da conferência dos valores depositados, analisar bilhete rejeitado, examinar condições internas dos veículos, demonstrar simpatia, substituir bilhetes rejeitados, conferir a catraca ou torniquete, guardar valores em cofre - sangria, fiscalizar o acesso de usuários, examinar placas itinerárias, vistas e letreiros, conferir autenticidade da moeda e ou passe, sinalizar ao motorista sobre a entrada e saída de passageiros, operar equipamentos - catraca, escada rolante e sala de supervisão operacional, preencher relatório de bordo e ou arrecadação, manter boa apresentação, orientar o motorista nas manobras, trabalhar com cautela, comunicar aos passageiros sobre anormalidades no sistema ou percurso, demonstrar empatia, apreender bilhetes, passes e crachás falsos, recolher objetos encontrados, preencher relatórios de ocorrências, prestar primeiros socorros, conferir fundo fixo recebido, conferir quantidade de bilhetes, prestar informações aos passageiros, entregar objetos no setor de achados e perdidos, demonstrar organização no manuseio de valores, atualizar-se, auxiliar na retirada de usuários do veículo, demonstrar auto-controle, testemunhar em casos de acidentes, fechar os vidros dos veículos, demonstrar paciência, orientar passageiros sobre assentos reservados, vender bilhetes e passagens, fiscalizar o uso de bilhetes especiais e crachás de passagem livre, demonstrar atenção, limpar interior dos veiculos, demonstrar iniciativa, preencher relatórios de venda de bilhetes, acionar equipamentos para embarque e desembarque de deficientes, prestar contas, demonstrar honestidade, transmitir confiança, auxiliar embarque e desembarque de usuários deficientes, dar provas de criatividade, dar provas de habilidades manual, visual, auditiva e de memorização, demonstrar discernimento, agir educadamente.