CBO 5112-15 - Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fiscais e cobradores dos transportes coletivos
O profissional no cargo de Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15 realiza cobrança de tarifa em veículo de transporte coletivo rodoviário Informa ao usuário o valor a pagar, recebendo o numerário.
Acompanha o fluxo de usuários que têm a catraca liberada por cartão de bilhetagem eletrônica, cartão de crédito ou outro meio Cumpre o estabelecido na legislação em relação aos usuários que têm direito à gratuidade ou à cobrança de tarifa reduzida Elabora relatório de prestação de contas do movimento do dia.
Presta apoio ao motorista e fornece informações aos usuários Atua de acordo com procedimentos da empresa e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5112-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fiscais e cobradores dos transportes coletivos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cobrador de transportes coletivos (exceto trem), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fiscais e cobradores dos transportes coletivos CBO 5112-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5112-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Fiscais e cobradores dos transportes coletivos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem)
O Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15 confere o valor do fundo fixo recebido, para início das viagens em ônibus ou veículo similar Recepciona o usuário, informando-lhe o valor a pagar.
Recebe o numerário, examinando a autenticidade das cédulas, devolvendo o troco exato e liberando a catraca para passagem do usuário.
Acompanha o fluxo de usuários que têm a catraca liberada por cartão de bilhetagem eletrônica – como bilhete único, cartão de crédito, celular, crachás de passagem livre ou outro meio Cumpre o estabelecido em legislação federal, estadual ou municipal em relação aos usuários que têm direito à gratuidade ou à cobrança de tarifa reduzida.
Controla o total de usuários, a quantidade com pagamento e a quantidade com gratuidade Confere o valor recebido em numerário e em outras formas de pagamento.
Elabora relatório de prestação de contas do movimento do dia, registrando a arrecadação e as ocorrências.
Presta apoio ao motorista, auxiliando na execução de manobras e no embarque e desembarque de usuários, quando necessário Pode ajudar o motorista no momento de acidentes ou de outras ocorrências, tomando as providências solicitadas.
Pode indicar ao usuário os assentos preferencias, destinados a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a demais pessoas em condições previstas em legislação.
Presta informações aos usuários sobre anormalidades no tráfego, sobre ocorrências e sobre itinerários.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5112-15 deve administrar valores, preencher relatórios, comunicar-se, agir nas ocorrências, atender aos usuários, examinar veículos, fiscalizar o fluxo de usuários, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Fiscais e cobradores dos transportes coletivos os fiscais cobradores atuam em empresas de transporte terrestre. São empregados assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional e/ou permanente.Trabalham por rodízio de turnos, a céu aberto ou confinados em ambientes fechados e locais subterrâneos. Freqüentemente, estão sujeitos a pressões e ao trabalho em posições desconfortáveis. Em muitas das atividades exercidas, são expostos a altas temperaturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5112-15
O exercício dos cargos de Fiscais e cobradores dos transportes coletivos requer o ensino fundamental, exceto para o bilheteiro (estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré- requisito é ensino médio. Todas as ocupações, exceto o cobrador, qualificam-se em cursos profissionalizante acima de quatrocentas horas-aula, geralmente oferecidos pelas próprias empresas.
Atividades exercidas por um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) CBO 5112-15
Um Cobrador de transportes coletivos (exceto trem) (ou sinônimo) deve demonstrar iniciativa, limpar interior dos veiculos, demonstrar empatia, substituir bilhetes rejeitados, demonstrar auto-controle, vender bilhetes e passagens, recolher objetos encontrados, sinalizar ao motorista sobre a entrada e saída de passageiros, auxiliar embarque e desembarque de usuários deficientes, operar equipamentos - catraca, escada rolante e sala de supervisão operacional, fiscalizar o uso de bilhetes especiais e crachás de passagem livre, demonstrar discernimento, acionar equipamentos para embarque e desembarque de deficientes, demonstrar simpatia, prestar contas, analisar bilhete rejeitado, fiscalizar o acesso de usuários, testemunhar em casos de acidentes, atualizar-se, demonstrar honestidade, apreender bilhetes, passes e crachás falsos, participar da conferência dos valores depositados, manter boa apresentação, orientar passageiros sobre assentos reservados, auxiliar na retirada de usuários do veículo, examinar condições internas dos veículos, fechar os vidros dos veículos, dar provas de criatividade, conferir quantidade de bilhetes, trabalhar com cautela, comunicar aos passageiros sobre anormalidades no sistema ou percurso, examinar placas itinerárias, vistas e letreiros, preencher relatórios de ocorrências, guardar valores em cofre - sangria, transmitir confiança, agir educadamente, conferir a catraca ou torniquete, preencher relatório de bordo e ou arrecadação, demonstrar organização no manuseio de valores, conferir autenticidade da moeda e ou passe, conferir fundo fixo recebido, entregar objetos no setor de achados e perdidos, orientar o motorista nas manobras, demonstrar paciência, prestar informações aos passageiros, prestar primeiros socorros, dar provas de habilidades manual, visual, auditiva e de memorização, preencher relatórios de venda de bilhetes, demonstrar atenção.