CBO 5112-20 - Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos fiscais e cobradores dos transportes coletivos
O profissional no cargo de Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) CBO 5112-20 realiza o controle e a venda dos bilhetes ou passagens, em estação de metrô, ferrovia ou assemelhada Fiscaliza o fluxo de usuários, o pagamento da tarifa e o uso de crachás de passagem livre, analisando e solucionando os impedimentos de acesso às plataformas.
Preenche a documentação relativa ao sistema de arrecadação Atua nos equipamentos operacionais da estação Auxilia nas atividades administrativas.
Presta informações aos usuários Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5112-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de fiscais e cobradores dos transportes coletivos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Fiscais e cobradores dos transportes coletivos CBO 5112-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5112-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Fiscais e cobradores dos transportes coletivos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas)
O Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) CBO 5112-20 recebe e confere bilhetes e fundo fixo Vende bilhetes, recebendo numerário, conferindo autenticidade das cédulas e fornecendo o troco.
Fiscaliza o fluxo de usuários, o pagamento da tarifa – por diferentes meios, tais como bilhetes e cartão de bilhetagem eletrônica – e o uso de crachás de passagem livre, analisando e solucionando os impedimentos de acesso às plataformas.
Libera e destrava a catraca de acesso à plataforma, para os casos de gratuidade previstos em lei Examina bilhetes rejeitados pela catraca, realizando ou não a sua substituição de acordo com procedimento operacional.
Administra os estoques de bilhetes e dos valores da venda de bilhetes, participando da conferência do numerário e encaminhando as cédulas e moedas para lugar seguro Preenche a documentação relativa ao sistema de arrecadação, registrando os valores da venda de bilhetes.
Preenche relatório de ocorrências.
Recebe documentos e objetos perdidos, encaminhando-os ao posto de achados e perdidos Atua nos equipamentos operacionais da estação, tais como escadas rolantes, bloqueios, iluminação e placas informativas.
Opera o sistema de som da estação, informando as situações da circulação.
Comunica à central ou plantão sobre ocorrências com equipamentos e veículos Pode preencher formulários, registrar dados eletrônicos e organizar arquivos, auxiliando nas atividades administrativas Presta informações aos usuários sobre anormalidades no sistema ou no percurso.
Atende e auxilia usuários com mobilidade reduzida.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5112-20 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, administrar valores, fiscalizar o fluxo de usuários, agir nas ocorrências, atender aos usuários, preencher relatórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Fiscais e cobradores dos transportes coletivos os fiscais cobradores atuam em empresas de transporte terrestre. São empregados assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional e/ou permanente.Trabalham por rodízio de turnos, a céu aberto ou confinados em ambientes fechados e locais subterrâneos. Freqüentemente, estão sujeitos a pressões e ao trabalho em posições desconfortáveis. Em muitas das atividades exercidas, são expostos a altas temperaturas, ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5112-20
O exercício dos cargos de Fiscais e cobradores dos transportes coletivos requer o ensino fundamental, exceto para o bilheteiro (estações de metrô, trens e assemelhadas) cujo pré- requisito é ensino médio. Todas as ocupações, exceto o cobrador, qualificam-se em cursos profissionalizante acima de quatrocentas horas-aula, geralmente oferecidos pelas próprias empresas.
Atividades exercidas por um Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) CBO 5112-20
Um Bilheteiro (estações de metrô, ferroviárias e assemelhadas) (ou sinônimo) deve participar da conferência dos valores depositados, demonstrar iniciativa, entregar objetos no setor de achados e perdidos, dar provas de criatividade, auxiliar na retirada de usuários do veículo, conferir fundo fixo recebido, fiscalizar áreas de embarque, auxiliar embarque e desembarque de usuários deficientes, atuar em falhas do trem, demonstrar auto-controle, preencher relatório sobre passageiros especiais, analisar bilhete rejeitado, conferir a catraca ou torniquete, preencher formulário sobre mercadorias apreendidas, demonstrar paciência, conduzir o trem, prestar primeiros socorros, agir educadamente, demonstrar discernimento, manter boa apresentação, atualizar-se, fiscalizar o uso de bilhetes especiais e crachás de passagem livre, guardar valores em cofre - sangria, demonstrar honestidade, preencher relatórios de venda de bilhetes, redigir comunicação interna, carimbar vales-transportes, acionar corpo de segurança, dar provas de habilidades manual, visual, auditiva e de memorização, administrar estoques de bilhetes e troco, conferir autenticidade da moeda e ou passe, comunicar às estações sobre objetos esquecidos, apreender bilhetes, passes e crachás falsos, demonstrar simpatia, comunicar a central ou plantão sobre ocorrências com equipamentos e ou veículos, trabalhar com cautela, conferir quantidade de bilhetes, preencher relatórios de ocorrências, demonstrar atenção, recolher objetos encontrados, operar equipamentos - catraca, escada rolante e sala de supervisão operacional, demonstrar organização no manuseio de valores, demonstrar empatia, transmitir confiança, substituir bilhetes rejeitados, comunicar aos passageiros sobre anormalidades no sistema ou percurso, fiscalizar o acesso de usuários, prestar informações aos passageiros, acionar equipamentos para embarque e desembarque de deficientes, vender bilhetes e passagens, realizar depósito.