CBO 5133-15 - Camareiro de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos camareiros, roupeiros e afins
O profissional no cargo de Camareiro de hotel CBO 5133-15 executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais.
Limpa e organiza áreas sociais e de circulação Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Camareiro de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros e afins CBO 5133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros e afins.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Camareiro de hotel
O Camareiro de hotel CBO 5133-15 planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição.
Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.
Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura Areja o ambiente.
Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.
Aspira pó de tapetes ou carpetes.
Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).
Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.
Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.
Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.
Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.
Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.
Interage com demais profissionais da equipe de governança Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes Registra objetos esquecidos.
Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança Solicita manutenção de equipamentos e instalações Requisita materiais para o almoxarifado.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5133-15 deve arrumar apartamentos, camarotes e camarins, comunicar-se, planejar o trabalho, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, requisitar materiais e serviços, demonstrar competências pessoais, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, atender hóspedes e atores, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações.
Condições de trabalho dessas profissões
Camareiros, roupeiros e afins os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5133-15
O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental.
Atividades exercidas por um Camareiro de hotel CBO 5133-15
Um Camareiro de hotel (ou sinônimo) deve pentear carpete e tapetes, atuar em situações de emergências, dialogar com hóspedes e elenco, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, limpar banheiros, evidenciar criatividade, relatar a situação de ocupação do apartamento, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, demonstrar flexibilidade, realizar abertura de camas, demonstrar agilidade, verificar o consumo do mini-bar, trocar roupas de cama e banho, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, remover manchas de carpete, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, verificar o funcionamento dos equipamentos, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, demonstrar atenção, virar os colchões, abastecer o mini bar, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, participar de reuniões, trabalhar em equipe, manifestar preocupação com detalhes, avaliar a qualidade do serviço executado, arrumar camas, participar de programas de treinamento, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, requisitar materiais para o almoxarifado, manifestar segurança, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, demonstrar responsabilidade, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, comunicar-se via telefone, bip e rádio, repor acessórios do quarto e do banheiro, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, demonstrar boas maneiras, estimar prazos necessários para execução dos serviços, manifestar solidariedade, verificar o apartamento na saída do hóspede, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, engraxar sapatos, manter silencio, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, demonstrar comportamento ético, demonstrar asseio, verificar o estado de móveis e instalações, executar limpeza periódica profunda, limpar quartos, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, substituir lâmpadas, preparar o apartamento para manutenção preventiva, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, organizar materiais e equipamentos de uso diário, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, demonstrar discrição.