CBO 5133-15 - Camareiro de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos camareiros, roupeiros e afins
O profissional no cargo de Camareiro de hotel CBO 5133-15 executa processos de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais, para a chegada e a permanência de hóspedes Planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades e organizando equipamentos e materiais.
Limpa e organiza áreas sociais e de circulação Confere o consumo de itens do frigobar e registra não conformidades entre itens de checklist e os itens disponíveis na unidade Cumpre normas e procedimentos dos meios de hospedagem, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção do meio ambiente.
CBO 5133-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Camareiro de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros e afins CBO 5133-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros e afins.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Camareiro de hotel
O Camareiro de hotel CBO 5133-15 planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata ou registradas em documentos do setor de governança Organiza equipamentos e materiais, separando os itens para uso imediato nas unidades habitacionais e abastecendo o ponto de apoio com utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição.
Registra, em formulário específico de sistema informatizado, os itens para uso imediato e para abastecimento do ponto de apoio.
Faz a arrumação e a limpeza da unidade, zelando pelos objetos pessoais dos hóspedes e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura Areja o ambiente.
Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.
Aspira pó de tapetes ou carpetes.
Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).
Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.
Quando solicitado pelo hóspede, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e providenciando destinação adequada.
Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe itens de papelaria na mesa ou em outro móvel.
Organiza ambientes, limpando varanda e posicionando móveis conforme padrão do estabelecimento Fecha a porta do apartamento e preenche relatório do serviço realizado.
Realiza vistoria de checkout, conferindo o consumo de itens do frigobar Pode registrar não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist em relação aos itens disponíveis na unidade, encaminhando as diferenças para os setores responsáveis Limpa e organiza áreas sociais e de circulação do estabelecimento.
Interage com demais profissionais da equipe de governança Pode relatar a presença de pessoas estranhas nos andares ou problemas ocorridos com hóspedes Registra objetos esquecidos.
Presta informações a hóspedes e transmite as sugestões deles para a governança Solicita manutenção de equipamentos e instalações Requisita materiais para o almoxarifado.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5133-15 deve requisitar materiais e serviços, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, planejar o trabalho, atender hóspedes e atores, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Camareiros, roupeiros e afins os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5133-15
O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental.
Atividades exercidas por um Camareiro de hotel CBO 5133-15
Um Camareiro de hotel (ou sinônimo) deve verificar o estado de móveis e instalações, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, evidenciar criatividade, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, requisitar materiais para o almoxarifado, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, preparar o apartamento para manutenção preventiva, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, estimar prazos necessários para execução dos serviços, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, arrumar camas, avaliar a qualidade do serviço executado, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, manifestar segurança, manifestar preocupação com detalhes, participar de reuniões, executar limpeza periódica profunda, abastecer o mini bar, demonstrar discrição, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, trabalhar em equipe, comunicar-se via telefone, bip e rádio, demonstrar flexibilidade, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, verificar o funcionamento dos equipamentos, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, organizar materiais e equipamentos de uso diário, demonstrar agilidade, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, verificar o apartamento na saída do hóspede, manifestar solidariedade, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, engraxar sapatos, trocar roupas de cama e banho, acompanhar a mudança do hóspede de apartamento, remover manchas de carpete, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, demonstrar asseio, dialogar com hóspedes e elenco, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, manter silencio, virar os colchões, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, participar de programas de treinamento, repor acessórios do quarto e do banheiro, relatar a situação de ocupação do apartamento, demonstrar atenção, demonstrar comportamento ético, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, substituir lâmpadas, realizar abertura de camas, demonstrar boas maneiras, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, demonstrar responsabilidade, atuar em situações de emergências, pentear carpete e tapetes, verificar o consumo do mini-bar, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, limpar quartos, limpar banheiros, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes.