CBO 5133-20 - Camareiro de embarcações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos camareiros, roupeiros e afins
O profissional no cargo de Camareiro de embarcações CBO 5133-20 executa processos de limpeza, higienização e arrumação de cabines em embarcações, para a permanência de passageiros durante viagens Limpa e organiza áreas comuns e de circulação.
Presta assistência aos passageiros, para proporcionar-lhes conforto Cumpre normas e procedimentos da empresa de cruzeiros e transportes marítimos, normas da Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization - IMO) e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5133-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de camareiros, roupeiros e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Camareiro de embarcações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Camareiros, roupeiros e afins CBO 5133-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5133-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Camareiros, roupeiros e afins.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Camareiro de embarcações
O Camareiro de embarcações CBO 5133-20 planeja o trabalho, verificando recomendações e prioridades estabelecidas pela chefia imediata Separa utensílios, produtos de limpeza e itens de reposição, para uso em cabines.
Faz a arrumação e a limpeza da cabine, zelando pelos objetos pessoais dos passageiros e respeitando seus hábitos, suas preferências e sua cultura.
Retira o pó da mobília e dos demais itens Limpa piso, utilizando produtos adequados ao tipo de revestimento.
Limpa e higieniza o banheiro, usando produtos específicos para louças, metais e superfícies Repõe toalhas, papel higiênico e kits de sabonete, xampu, touca, dentre outros itens (“amenities”).
Troca roupas de cama, encaminhando as substituídas para a lavanderia.
Quando solicitado pelo passageiro, pode encaminhar as roupas por ele indicadas para a lavanderia, registrando o pedido Limpa e desinfeta controles remotos, interruptores, botões, telefones e outros objetos.
Recolhe o lixo, seguindo procedimento estabelecido e destinação adequada.
Confere e repõe itens do minibar, observando sua validade e sua conservação e registrando o consumo Lava ou troca copos Repõe os itens de papelaria disponíveis na cabine.
Fecha a porta da cabine e preenche relatório do serviço realizado Limpa e organiza áreas comuns e de circulação da embarcação Presta assistência aos passageiros no convés ou salões da embarcação, para proporcionar-lhes conforto durante a viagem.
Serve bebidas na sala de jogo e em outras instalações, transportando-as em bandejas ou carrinhos apropriados Providencia cadeiras e mantas.
Pode servir refeições e bebidas nas cabines, quando solicitado Presta informações a passageiros e transmite as sugestões apresentadas por eles para sua chefia imediata Solicita manutenção de equipamentos e instalações.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5133-20 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, organizar vestuário e figurinos de clientes e atores, cuidar de vestuário e figurinos de clientes e atores, planejar o trabalho, vistoriar apartamentos, camarotes, camarins e locais de encenações, arrumar apartamentos, camarotes e camarins, requisitar materiais e serviços, atender hóspedes e atores.
Condições de trabalho dessas profissões
Camareiros, roupeiros e afins os camareiros de hotel e de televisão têm vínculo formal de emprego. Atuam nos ramos de atividade de hotelaria, alimentação, atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional. O ambiente de trabalho é fechado, com exceção dos que trabalham em televisão ou cinema que, eventualmente, podem trabalhar a céu aberto. O horário de trabalho é diurno, podendo haver rodízio de turnos no caso dos trabalhadores de hotéis.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5133-20
O acesso ao emprego ocorre por meio de cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula. Os empregos de camareiro de embarcações e de hotel são acessíveis a pessoas sem experiência profissional e com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental. Para as outras ocupações da família é exigido de um a dois anos de experiência e escolaridade de 4ª a 7ª séries do ensino fundamental.
Atividades exercidas por um Camareiro de embarcações CBO 5133-20
Um Camareiro de embarcações (ou sinônimo) deve aspirar carpete, estofados, cortinas e colchões, relatar barulhos e ruídos suspeitos nos apartamentos, camarotes e camarins, desfazer as malas dos hóspedes quando solicitado, zelar pelos pertences pessoais dos hóspedes e atores, manifestar preocupação com detalhes, participar de programas de treinamento, verificar o consumo do mini-bar, limpar banheiros, evidenciar capacidade de conviver com diferentes pessoas, substituir lâmpadas, realizar limpeza profunda nos camarotes antes do embarque dos passageiros, priorizar limpeza dos apartamentos e camarotes reservados, atuar em situações de emergências, limpar quartos, demonstrar comportamento ético, solucionar problemas relativos ao local de trabalho, zelar pelo conforto acústico da área em que atua, controlar o envio e a devolução de roupas dos hóspedes da lavanderia, trabalhar em conformidade com o manual de procedimentos, verificar o estado de móveis e instalações, requisitar materiais para o almoxarifado, relatar a situação de ocupação do apartamento, demonstrar atenção, demonstrar responsabilidade, solicitar reposição de materiais e equipamentos em falta, trocar roupas de cama e banho, transmitir sugestões dos hóspedes para a governança, demonstrar agilidade, avaliar a qualidade do serviço executado, arrumar malas dos hóspedes quando solicitado, evidenciar criatividade, aprontar o apartamento de acordo com as solicitações dos hóspedes, verificar o funcionamento dos equipamentos, preparar o apartamento para manutenção preventiva, comunicar-se via telefone, bip e rádio, manifestar segurança, verificar o apartamento na saída do hóspede, executar limpeza periódica profunda, estimar prazos necessários para execução dos serviços, relatar ocorrências durante a viagem, demonstrar boas maneiras, arrumar camas, demonstrar discrição, organizar materiais e equipamentos de uso diário, realizar abertura de camas, preparar o ambiente para desinfecção e desinfestação dos apartamentos e camarins, virar os colchões, demonstrar flexibilidade, remover manchas de carpete, dialogar com hóspedes e elenco, cumprir procedimentos pré-estabelecidos para atendimento personalizado, informar problemas ocorridos com hóspedes, elenco e colaboradores, relatar a presença de pessoas estranhas nos andares e camarins, abastecer o carrinho suporte para arrumação dos apartamentos, atender necessidades pessoais específicas de hóspedes e atores, registrar objetos esquecidos por hóspedes e atores, demonstrar asseio, manter silencio, solicitar manutenção de equipamentos e instalações, manifestar solidariedade, participar de reuniões, abastecer o mini bar, fazer ajustes e consertos em figurinos e vestuário, repor acessórios do quarto e do banheiro, conferir o enxoval do quarto e do banheiro, trabalhar em equipe.