CBO 5134-05 - Garçom - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Garçom CBO 5134-05 serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.
Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.
Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Garçom, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Garçom
O Garçom CBO 5134-05 organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.
Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.
Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.
Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.
Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.
Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.
Serve vinho, café, licores e outras bebidas.
Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.
Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.
Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-05 deve demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho, servir o cliente, desmontar praça, realizar serviço de bebidas, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-05
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05
Um Garçom (ou sinônimo) deve demonstrar atenção focada, limpar mesa, descrever pratos e produtos oferecidos, apresentar bebida para o cliente, providenciar gelo, decantar vinho, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, escolher louça, checar pedido antes de servir, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, demonstrar capacidade de comunicação, inventariar bebidas consumidas, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, destrinchar peixe, observar ponto de cozimento dos alimentos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, desmontar carrinho, mapear mesa para entrega de pratos, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, conferir ordem de serviço, dar sugestões, destinar o lixo, servir queijos, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, servir pratos, decorar mesa, selecionar produtos - limpeza e outros, acomodar cliente, repor bebidas, ouvir atentamente - saber ouvir, verificar lista de reserva, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, encaminhar pedidos para cozinha e bar, fazer porções para viagem, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, controlar acesso de pessoas, secar louça e/ou prataria, montar mesa, bandeja, balcão e bar, questionar as preferências do cliente, demonstrar capacidade de organização, flambar sobremesas, pratos e bebidas, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, colocar bebidas para gelar, entregar cardápio, fazer serviço de réchaud, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, checar conta, contar número de couverts e refeições servidas, montar cardápio harmonizado, desmontar mesas, servir sobremesas, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, esterilizar instrumentos e materiais, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, limpar bandejas e carrinho, retirar restos de comida, desmontar o bufê - buffet, repor aparadores e guéridons, fornecer informações ao cliente, preparar saladas, completar bufê, servir bebidas, separar lixo, demonstrar acuidade sensorial, guardar louças, copos e/ou prataria, observar apresentação dos pratos, demonstrar cordialidade, atender reclamações do cliente, selecionar enxoval de copos, limpar equipamentos, abrir garrafa/lata, trazer conta, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, substituir cobre-manchas, limpar balcão e bancada, demonstrar equilíbrio emocional, guardar produtos, servir chá, licores e digestivos, substituir cinzeiros, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, trazer couvert, cumprir normas e procedimentos sanitários, limpar prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, controlar sobras e perdas, lavar utensílios, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, montar carrinho, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, fatiar carne - churrascaria, limpar o chão, retirar louça e prataria da máquina de lavar, preparar canapés e amuse-gueules, repor material de apoio, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, informar previsão de tempo de espera, selecionar alimentos e bebidas, acompanhar cliente a mesa, dobrar guardanapos, organizar espaço, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, demonstrar criatividade, receber contas, tirar toalhas, demonstrar dinamismo, tirar pedido, servir charutos, servir aperitivos, trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, demonstrar proatividade, recepcionar cliente, contornar situações adversas, selecionar utensílios, forrar bandeja, demonstrar discreção, servir café, preparar couvert, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc.