CBO 5134-05 - Garçom - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Garçom CBO 5134-05 serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.

Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.

Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Garçom, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Garçom

O Garçom CBO 5134-05 organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.

Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.

Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.

Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.

Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.

Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.

Serve vinho, café, licores e outras bebidas.

Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.

Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.

Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-05 deve demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça, atender o cliente, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, organizar o trabalho, servir o cliente, realizar serviço de bebidas.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-05

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05

Um Garçom (ou sinônimo) deve demonstrar equilíbrio emocional, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, repor bebidas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, selecionar produtos - limpeza e outros, demonstrar capacidade de comunicação, abrir garrafa/lata, verificar lista de reserva, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, servir pratos, observar ponto de cozimento dos alimentos, trazer couvert, limpar balcão e bancada, informar previsão de tempo de espera, montar mesa, bandeja, balcão e bar, providenciar gelo, limpar prataria, montar carrinho, limpar mesa, contar número de couverts e refeições servidas, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, demonstrar criatividade, descrever pratos e produtos oferecidos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, forrar bandeja, selecionar enxoval de copos, fazer serviço de réchaud, cumprir normas e procedimentos sanitários, limpar bandejas e carrinho, acompanhar cliente a mesa, servir bebidas, checar pedido antes de servir, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, decantar vinho, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, atender reclamações do cliente, preparar canapés e amuse-gueules, repor material de apoio, esterilizar instrumentos e materiais, questionar as preferências do cliente, receber contas, fazer porções para viagem, entregar cardápio, tirar pedido, encaminhar pedidos para cozinha e bar, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, preparar saladas, selecionar alimentos e bebidas, controlar acesso de pessoas, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, repor aparadores e guéridons, controlar sobras e perdas, servir charutos, servir café, servir sobremesas, flambar sobremesas, pratos e bebidas, limpar equipamentos, apresentar bebida para o cliente, tirar toalhas, demonstrar capacidade de organização, escolher louça, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, montar cardápio harmonizado, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar discreção, demonstrar cordialidade, limpar o chão, servir chá, licores e digestivos, guardar louças, copos e/ou prataria, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, fornecer informações ao cliente, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, trabalhar em equipe, desmontar carrinho, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, conferir ordem de serviço, recepcionar cliente, separar lixo, servir aperitivos, fatiar carne - churrascaria, dobrar guardanapos, preparar couvert, mapear mesa para entrega de pratos, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, trabalhar sob pressão, colocar bebidas para gelar, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, inventariar bebidas consumidas, selecionar utensílios, trazer conta, desmontar mesas, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, demonstrar dinamismo, destinar o lixo, retirar restos de comida, substituir cobre-manchas, demonstrar atenção focada, checar conta, desmontar o bufê - buffet, dar sugestões, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, contornar situações adversas, guardar produtos, organizar espaço, demonstrar acuidade sensorial, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, servir queijos, observar apresentação dos pratos, demonstrar proatividade, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, acomodar cliente, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, completar bufê, secar louça e/ou prataria, lavar utensílios, substituir cinzeiros, destrinchar peixe, decorar mesa.

Cargos e salários CBO 5134-05 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Não há posts para exibir