CBO 5134-05 - Garçom - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Garçom CBO 5134-05 serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.

Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.

Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Garçom, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Garçom

O Garçom CBO 5134-05 organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.

Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.

Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.

Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.

Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.

Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.

Serve vinho, café, licores e outras bebidas.

Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.

Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.

Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-05 deve atender o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, servir o cliente, desmontar praça, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, realizar serviço de bebidas, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-05

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05

Um Garçom (ou sinônimo) deve destrinchar peixe, servir pratos, desmontar o bufê - buffet, selecionar produtos - limpeza e outros, preparar couvert, desmontar mesas, forrar bandeja, trazer conta, descrever pratos e produtos oferecidos, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, montar carrinho, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, demonstrar criatividade, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, repor material de apoio, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, demonstrar capacidade de comunicação, receber contas, controlar acesso de pessoas, verificar lista de reserva, limpar prataria, abrir garrafa/lata, servir queijos, preparar saladas, trazer couvert, recepcionar cliente, demonstrar discreção, fatiar carne - churrascaria, entregar cardápio, limpar equipamentos, dar sugestões, guardar produtos, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, montar mesa, bandeja, balcão e bar, limpar balcão e bancada, mapear mesa para entrega de pratos, checar pedido antes de servir, observar apresentação dos pratos, demonstrar equilíbrio emocional, colocar bebidas para gelar, substituir cinzeiros, trabalhar em equipe, demonstrar atenção focada, servir aperitivos, trabalhar sob pressão, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, escolher louça, checar conta, questionar as preferências do cliente, contar número de couverts e refeições servidas, inventariar bebidas consumidas, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, limpar o chão, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, servir café, completar bufê, servir sobremesas, controlar sobras e perdas, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, informar previsão de tempo de espera, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, providenciar gelo, decorar mesa, fazer porções para viagem, limpar bandejas e carrinho, conferir ordem de serviço, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, demonstrar acuidade sensorial, acompanhar cliente a mesa, fornecer informações ao cliente, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, tirar pedido, esterilizar instrumentos e materiais, repor aparadores e guéridons, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, repor bebidas, organizar espaço, demonstrar cordialidade, atender reclamações do cliente, encaminhar pedidos para cozinha e bar, destinar o lixo, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, selecionar alimentos e bebidas, contornar situações adversas, preparar canapés e amuse-gueules, flambar sobremesas, pratos e bebidas, substituir cobre-manchas, selecionar utensílios, montar cardápio harmonizado, servir bebidas, demonstrar dinamismo, selecionar enxoval de copos, guardar louças, copos e/ou prataria, servir chá, licores e digestivos, demonstrar capacidade de organização, acomodar cliente, secar louça e/ou prataria, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, separar lixo, ouvir atentamente - saber ouvir, observar ponto de cozimento dos alimentos, tirar toalhas, desmontar carrinho, retirar restos de comida, limpar mesa, decantar vinho, fazer serviço de réchaud, cumprir normas e procedimentos sanitários, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, servir charutos, apresentar bebida para o cliente, demonstrar proatividade, lavar utensílios, retirar louça e prataria da máquina de lavar, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, dobrar guardanapos.

Cargos e salários CBO 5134-05 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Não há posts para exibir