CBO 5134-05 - Garçom - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Garçom CBO 5134-05 serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.
Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.
Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Garçom, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Garçom
O Garçom CBO 5134-05 organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.
Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.
Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.
Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.
Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.
Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.
Serve vinho, café, licores e outras bebidas.
Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.
Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.
Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-05 deve montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça, realizar serviço de bebidas, demonstrar competências pessoais, servir o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-05
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05
Um Garçom (ou sinônimo) deve verificar quantidade e disponibilidade de produtos, ouvir atentamente - saber ouvir, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, dobrar guardanapos, controlar sobras e perdas, recepcionar cliente, preparar saladas, organizar espaço, demonstrar acuidade sensorial, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, escolher louça, controlar acesso de pessoas, separar lixo, fatiar carne - churrascaria, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, esterilizar instrumentos e materiais, atender reclamações do cliente, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, apresentar bebida para o cliente, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, substituir cinzeiros, retirar restos de comida, forrar bandeja, demonstrar atenção focada, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, checar conta, servir bebidas, secar louça e/ou prataria, abrir garrafa/lata, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, selecionar alimentos e bebidas, montar cardápio harmonizado, demonstrar discreção, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, trazer conta, repor material de apoio, servir sobremesas, limpar bandejas e carrinho, montar carrinho, cumprir normas e procedimentos sanitários, inventariar bebidas consumidas, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, selecionar utensílios, guardar produtos, contar número de couverts e refeições servidas, preparar canapés e amuse-gueules, flambar sobremesas, pratos e bebidas, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, servir pratos, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, providenciar gelo, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, verificar lista de reserva, colocar bebidas para gelar, desmontar mesas, destrinchar peixe, guardar louças, copos e/ou prataria, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, selecionar produtos - limpeza e outros, servir queijos, limpar equipamentos, selecionar enxoval de copos, destinar o lixo, tirar toalhas, demonstrar dinamismo, fazer porções para viagem, trazer couvert, informar previsão de tempo de espera, encaminhar pedidos para cozinha e bar, servir aperitivos, limpar prataria, checar pedido antes de servir, observar apresentação dos pratos, preparar couvert, decorar mesa, conferir ordem de serviço, repor bebidas, demonstrar capacidade de comunicação, descrever pratos e produtos oferecidos, entregar cardápio, decantar vinho, acomodar cliente, repor aparadores e guéridons, trabalhar em equipe, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, servir café, observar ponto de cozimento dos alimentos, completar bufê, demonstrar criatividade, tirar pedido, montar mesa, bandeja, balcão e bar, desmontar o bufê - buffet, limpar o chão, limpar balcão e bancada, mapear mesa para entrega de pratos, acompanhar cliente a mesa, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, demonstrar proatividade, substituir cobre-manchas, fornecer informações ao cliente, dar sugestões, questionar as preferências do cliente, fazer serviço de réchaud, demonstrar capacidade de organização, servir charutos, receber contas, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, trabalhar sob pressão, demonstrar cordialidade, limpar mesa, servir chá, licores e digestivos, lavar utensílios, retirar louça e prataria da máquina de lavar, desmontar carrinho, contornar situações adversas, demonstrar equilíbrio emocional.