CBO 5134-05 - Garçom - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Garçom CBO 5134-05 serve alimentos e bebidas ao cliente Recepciona o cliente, anotando e encaminhando seus pedidos à cozinha e ao bar.
Após a refeição, apresenta a conta ao cliente e recebe o pagamento Organiza a estrutura de apoio, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres e providenciando outros itens da mesa Higieniza utensílios e equipamentos.
Atua em conformidade com a legislação, com as normas de segurança e higiene alimentar e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Garçom, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Garçom
O Garçom CBO 5134-05 organiza o trabalho, examinando o estoque de bebidas e tomando conhecimento do cardápio do dia Recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa.
Entrega o cardápio ao cliente, descrevendo pratos e prestando outras informações solicitadas.
Consulta o cliente sobre suas preferências e apresenta sugestões, para auxiliá-lo na escolha dos pratos e bebidas Registra o pedido - em comanda eletrônica ou manual -, encaminhando-o para cozinha e bar.
Traz couvert e serve aperitivos Administra fluxo de pratos entre cozinha e mesas.
Serve os pratos a cada cliente, podendo fatiar carnes e destrinchar peixe.
Pode fazer a finalização dos pratos, quando for o caso Pode preparar bebidas ou encaminhar os pedidos ao barman.
Serve vinho, café, licores e outras bebidas.
Atende solicitações específicas do cliente, buscando mantê-lo satisfeito Traz a conta quando for solicitada, podendo realizar o recebimento do valor devido Organiza a estrutura de apoio, limpando e organizando mesas e cadeiras no início e ao término do serviço do estabelecimento, selecionando copos ou taças, colocando pratos e talheres, repondo aparadores e guéridons (mesas auxiliares), entre outras providências.
Higieniza utensílios e equipamentos Limpa bandejas e carrinhos Mantém o salão abastecido, administrando e solicitando reposição de produtos.
Recebe as mercadorias, conferindo os itens solicitados Segue procedimentos para descarte de embalagens, sobras e resíduos.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-05 deve servir o cliente, atender o cliente, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, organizar o trabalho, realizar serviço de bebidas, higienizar utensílios e equipamentos, demonstrar competências pessoais, desmontar praça, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-05
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Garçom CBO 5134-05
Um Garçom (ou sinônimo) deve checar pedido antes de servir, escolher louça, colocar bebidas para gelar, servir queijos, desmontar carrinho, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, secar louça e/ou prataria, selecionar alimentos e bebidas, cumprir normas e procedimentos sanitários, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, tirar pedido, dobrar guardanapos, informar previsão de tempo de espera, inventariar bebidas consumidas, repor aparadores e guéridons, montar cardápio harmonizado, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, servir sobremesas, forrar bandeja, demonstrar dinamismo, receber contas, decantar vinho, encaminhar pedidos para cozinha e bar, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de organização, acomodar cliente, trazer conta, servir bebidas, demonstrar discreção, tirar toalhas, repor material de apoio, preparar saladas, fazer porções para viagem, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, preparar couvert, guardar produtos, limpar equipamentos, checar conta, demonstrar criatividade, limpar balcão e bancada, completar bufê, montar carrinho, servir café, selecionar utensílios, guardar louças, copos e/ou prataria, conferir ordem de serviço, observar ponto de cozimento dos alimentos, fatiar carne - churrascaria, flambar sobremesas, pratos e bebidas, verificar lista de reserva, enfeitar drinques, coquetéis e pratos, encaminhar enxoval de mesa para lavanderia, limpar prataria, questionar as preferências do cliente, apresentar bebida para o cliente, servir charutos, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, trocar bebida e copos de acordo com cardápio escolhido, observar apresentação dos pratos, destinar o lixo, trabalhar sob pressão, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar cordialidade, demonstrar capacidade de comunicação, montar mesa, bandeja, balcão e bar, apresentar carta de bebidas - vinhos, cervejas, cachaças e saquê, fazer serviço de réchaud, entregar cardápio, controlar sobras e perdas, retirar restos de comida, desmontar mesas, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, mostrar garrafa/lata, rolha, tampa e rótulo ao cliente, desmontar o bufê - buffet, demonstrar proatividade, servir pratos, mapear mesa para entrega de pratos, contar número de couverts e refeições servidas, demonstrar acuidade sensorial, atender reclamações do cliente, limpar bandejas e carrinho, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, preparar canapés e amuse-gueules, contornar situações adversas, lavar utensílios, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, retirar louça e prataria da máquina de lavar, servir chá, licores e digestivos, providenciar gelo, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, recepcionar cliente, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, decorar mesa, organizar espaço, abrir garrafa/lata, acompanhar cliente a mesa, repor bebidas, dar sugestões, fornecer informações ao cliente, limpar o chão, descrever pratos e produtos oferecidos, substituir cinzeiros, substituir cobre-manchas, destrinchar peixe, ouvir atentamente - saber ouvir, selecionar produtos - limpeza e outros, esterilizar instrumentos e materiais, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, separar lixo, selecionar enxoval de copos, limpar mesa, controlar acesso de pessoas, servir aperitivos, trazer couvert, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, demonstrar atenção focada.