CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve organizar o trabalho, higienizar utensílios e equipamentos, demonstrar competências pessoais, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, servir o cliente, atender o cliente, desmontar praça, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve servir bebidas, limpar prataria, demonstrar acuidade sensorial, fornecer informações ao cliente, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, demonstrar capacidade de comunicação, guardar produtos, preparar sanduíches, checar pedido antes de servir, limpar o chão, servir café, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, aquecer alimentos, limpar equipamentos, forrar bandeja, demonstrar cordialidade, preparar frutas, providenciar gelo, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, trazer conta, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, contornar situações adversas, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, questionar as preferências do cliente, preparar saladas, retirar louça e prataria da máquina de lavar, montar mesa, bandeja, balcão e bar, servir aperitivos, fazer porções para viagem, observar ponto de cozimento dos alimentos, descrever pratos e produtos oferecidos, atender reclamações do cliente, separar lixo, destinar o lixo, organizar espaço, preparar couvert, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, demonstrar proatividade, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, demonstrar discreção, controlar acesso de pessoas, trabalhar sob pressão, dobrar guardanapos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, substituir cinzeiros, servir sobremesas, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, cortar frutas para decoração, servir pratos, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, desmontar mesas, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar capacidade de organização, receber contas, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar equilíbrio emocional, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, servir charutos, preparar café, guardar louças, copos e/ou prataria, acomodar cliente, tirar toalhas, escolher louça, selecionar produtos - limpeza e outros, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, cumprir normas e procedimentos sanitários, substituir cobre-manchas, limpar bandejas e carrinho, desmontar o bufê - buffet, selecionar utensílios, recepcionar cliente, repor material de apoio, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, inventariar bebidas consumidas, informar previsão de tempo de espera, trabalhar em equipe, lavar utensílios, secar louça e/ou prataria, demonstrar dinamismo, demonstrar criatividade, checar conta, encaminhar pedidos para cozinha e bar, descongelar alimentos, esterilizar instrumentos e materiais, limpar balcão e bancada, dar sugestões, acompanhar cliente a mesa, controlar sobras e perdas, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar atenção focada, colocar bebidas para gelar, limpar mesa, conferir ordem de serviço, selecionar alimentos e bebidas, tirar pedido, entregar cardápio, servir chá, licores e digestivos, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, repor bebidas, retirar restos de comida, selecionar enxoval de copos, observar apresentação dos pratos.