CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, higienizar utensílios e equipamentos, atender o cliente, servir o cliente, desmontar praça, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, escolher louça, descrever pratos e produtos oferecidos, limpar prataria, forrar bandeja, demonstrar proatividade, colocar bebidas para gelar, separar lixo, limpar o chão, encaminhar pedidos para cozinha e bar, ouvir atentamente - saber ouvir, substituir cobre-manchas, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar criatividade, destinar o lixo, demonstrar dinamismo, trabalhar sob pressão, demonstrar discreção, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, observar ponto de cozimento dos alimentos, demonstrar capacidade de comunicação, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, conferir ordem de serviço, providenciar gelo, dar sugestões, servir café, preparar sanduíches, esterilizar instrumentos e materiais, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, selecionar enxoval de copos, guardar louças, copos e/ou prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, fazer porções para viagem, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, limpar bandejas e carrinho, tirar pedido, descongelar alimentos, limpar balcão e bancada, servir aperitivos, organizar espaço, informar previsão de tempo de espera, cumprir normas e procedimentos sanitários, fornecer informações ao cliente, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, montar mesa, bandeja, balcão e bar, inventariar bebidas consumidas, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, recepcionar cliente, guardar produtos, preparar frutas, checar pedido antes de servir, acompanhar cliente a mesa, servir bebidas, cortar frutas para decoração, preparar couvert, entregar cardápio, retirar louça e prataria da máquina de lavar, acomodar cliente, retirar restos de comida, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, contornar situações adversas, repor material de apoio, demonstrar cordialidade, preparar café, dobrar guardanapos, controlar sobras e perdas, selecionar utensílios, demonstrar acuidade sensorial, tirar toalhas, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, aquecer alimentos, selecionar produtos - limpeza e outros, secar louça e/ou prataria, servir pratos, servir charutos, questionar as preferências do cliente, limpar mesa, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, demonstrar capacidade de organização, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, preparar saladas, substituir cinzeiros, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, limpar equipamentos, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, checar conta, lavar utensílios, observar apresentação dos pratos, servir chá, licores e digestivos, desmontar mesas, atender reclamações do cliente, demonstrar atenção focada, trazer conta, repor bebidas, desmontar o bufê - buffet, selecionar alimentos e bebidas, controlar acesso de pessoas, servir sobremesas, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, demonstrar equilíbrio emocional, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, receber contas.