CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.

Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.

Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.

Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.

Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.

Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.

Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.

Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.

Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-35 deve servir o cliente, atender o cliente, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, higienizar utensílios e equipamentos, desmontar praça, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35

Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve servir bebidas, demonstrar equilíbrio emocional, lavar utensílios, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, fazer porções para viagem, servir chá, licores e digestivos, demonstrar cordialidade, preparar couvert, selecionar utensílios, preparar frutas, guardar louças, copos e/ou prataria, entregar cardápio, acomodar cliente, servir pratos, observar ponto de cozimento dos alimentos, checar conta, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, questionar as preferências do cliente, guardar produtos, providenciar gelo, secar louça e/ou prataria, escolher louça, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, limpar prataria, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, inventariar bebidas consumidas, cumprir normas e procedimentos sanitários, montar mesa, bandeja, balcão e bar, desmontar mesas, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, descrever pratos e produtos oferecidos, repor material de apoio, ouvir atentamente - saber ouvir, desmontar o bufê - buffet, dobrar guardanapos, trabalhar em equipe, limpar equipamentos, atender reclamações do cliente, servir café, repor bebidas, demonstrar dinamismo, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, dar sugestões, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, observar apresentação dos pratos, esterilizar instrumentos e materiais, cortar frutas para decoração, tirar pedido, selecionar alimentos e bebidas, tirar toalhas, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, fornecer informações ao cliente, substituir cobre-manchas, demonstrar atenção focada, demonstrar capacidade de comunicação, informar previsão de tempo de espera, recepcionar cliente, limpar bandejas e carrinho, limpar mesa, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, preparar saladas, controlar sobras e perdas, preparar sanduíches, demonstrar discreção, demonstrar criatividade, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, retirar restos de comida, servir charutos, trabalhar sob pressão, forrar bandeja, colocar bebidas para gelar, servir sobremesas, descongelar alimentos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, aquecer alimentos, retirar louça e prataria da máquina de lavar, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, conferir ordem de serviço, limpar balcão e bancada, selecionar produtos - limpeza e outros, demonstrar acuidade sensorial, organizar espaço, destinar o lixo, demonstrar proatividade, encaminhar pedidos para cozinha e bar, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, trazer conta, controlar acesso de pessoas, servir aperitivos, acompanhar cliente a mesa, limpar o chão, separar lixo, substituir cinzeiros, receber contas, selecionar enxoval de copos, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, demonstrar capacidade de organização, checar pedido antes de servir, preparar café, contornar situações adversas.

Cargos e salários CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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