CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.

Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.

Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Atendente de lanchonete

O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.

Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.

Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.

Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.

Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.

Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.

Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.

Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.

Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.

Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.

Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.

Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.

Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.

Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5134-35 deve demonstrar competências pessoais, desmontar praça, higienizar utensílios e equipamentos, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, organizar o trabalho, servir o cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35

Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve cumprir normas e procedimentos sanitários, esterilizar instrumentos e materiais, trabalhar sob pressão, tirar toalhas, contornar situações adversas, guardar louças, copos e/ou prataria, organizar espaço, atender reclamações do cliente, demonstrar atenção focada, trazer conta, acompanhar cliente a mesa, inventariar bebidas consumidas, demonstrar capacidade de comunicação, dar sugestões, demonstrar dinamismo, informar previsão de tempo de espera, preparar couvert, dobrar guardanapos, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, desmontar o bufê - buffet, demonstrar acuidade sensorial, limpar equipamentos, demonstrar cordialidade, escolher louça, receber contas, preparar frutas, limpar mesa, servir aperitivos, destinar o lixo, selecionar alimentos e bebidas, controlar sobras e perdas, separar lixo, servir pratos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, guardar produtos, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, descrever pratos e produtos oferecidos, servir charutos, demonstrar equilíbrio emocional, selecionar produtos - limpeza e outros, desmontar mesas, checar conta, demonstrar criatividade, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, forrar bandeja, trabalhar em equipe, questionar as preferências do cliente, observar ponto de cozimento dos alimentos, selecionar utensílios, servir chá, licores e digestivos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar capacidade de organização, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, aquecer alimentos, entregar cardápio, repor bebidas, servir café, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, ouvir atentamente - saber ouvir, cortar frutas para decoração, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, demonstrar proatividade, checar pedido antes de servir, fornecer informações ao cliente, limpar balcão e bancada, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, retirar restos de comida, repor material de apoio, servir sobremesas, selecionar enxoval de copos, tirar pedido, preparar café, lavar utensílios, colocar bebidas para gelar, limpar bandejas e carrinho, acomodar cliente, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, recepcionar cliente, conferir ordem de serviço, limpar prataria, observar apresentação dos pratos, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, servir bebidas, preparar sanduíches, limpar o chão, retirar louça e prataria da máquina de lavar, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, secar louça e/ou prataria, encaminhar pedidos para cozinha e bar, preparar saladas, fazer porções para viagem, substituir cobre-manchas, controlar acesso de pessoas, substituir cinzeiros, providenciar gelo, demonstrar discreção, montar mesa, bandeja, balcão e bar, descongelar alimentos.

Cargos e salários CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

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