CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, servir o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, desmontar praça, atender o cliente.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve selecionar enxoval de copos, demonstrar capacidade de organização, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, servir chá, licores e digestivos, repor material de apoio, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, organizar espaço, limpar mesa, forrar bandeja, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, cumprir normas e procedimentos sanitários, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, tirar toalhas, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, demonstrar dinamismo, repor bebidas, escolher louça, limpar bandejas e carrinho, demonstrar acuidade sensorial, selecionar produtos - limpeza e outros, servir charutos, contornar situações adversas, encaminhar pedidos para cozinha e bar, aquecer alimentos, questionar as preferências do cliente, servir pratos, demonstrar discreção, limpar o chão, descrever pratos e produtos oferecidos, receber contas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, retirar restos de comida, providenciar gelo, controlar acesso de pessoas, selecionar alimentos e bebidas, acomodar cliente, controlar sobras e perdas, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, desmontar mesas, demonstrar atenção focada, preparar café, descongelar alimentos, observar ponto de cozimento dos alimentos, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, limpar equipamentos, acompanhar cliente a mesa, colocar bebidas para gelar, secar louça e/ou prataria, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, separar lixo, esterilizar instrumentos e materiais, limpar balcão e bancada, dobrar guardanapos, checar conta, fazer porções para viagem, lavar utensílios, preparar couvert, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, substituir cinzeiros, preparar frutas, limpar prataria, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, inventariar bebidas consumidas, servir aperitivos, servir sobremesas, preparar saladas, substituir cobre-manchas, servir bebidas, destinar o lixo, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, demonstrar cordialidade, dar sugestões, cortar frutas para decoração, informar previsão de tempo de espera, tirar pedido, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, checar pedido antes de servir, guardar louças, copos e/ou prataria, servir café, trabalhar em equipe, trabalhar sob pressão, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, conferir ordem de serviço, recepcionar cliente, guardar produtos, demonstrar equilíbrio emocional, observar apresentação dos pratos, desmontar o bufê - buffet, montar mesa, bandeja, balcão e bar, atender reclamações do cliente, selecionar utensílios, demonstrar criatividade, fornecer informações ao cliente, preparar sanduíches, entregar cardápio, demonstrar proatividade, retirar louça e prataria da máquina de lavar, ouvir atentamente - saber ouvir, trazer conta.