CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve organizar o trabalho, atender o cliente, servir o cliente, demonstrar competências pessoais, higienizar utensílios e equipamentos, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, desmontar praça.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve checar pedido antes de servir, retirar louça e prataria da máquina de lavar, servir aperitivos, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, acompanhar cliente a mesa, preparar sanduíches, selecionar produtos - limpeza e outros, tirar toalhas, informar previsão de tempo de espera, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, destinar o lixo, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, demonstrar dinamismo, encaminhar pedidos para cozinha e bar, esterilizar instrumentos e materiais, providenciar gelo, substituir cinzeiros, guardar produtos, limpar mesa, separar lixo, escolher louça, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, contornar situações adversas, montar mesa, bandeja, balcão e bar, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, demonstrar acuidade sensorial, forrar bandeja, guardar louças, copos e/ou prataria, demonstrar atenção focada, questionar as preferências do cliente, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, servir chá, licores e digestivos, preparar couvert, desmontar o bufê - buffet, demonstrar capacidade de comunicação, aquecer alimentos, trabalhar em equipe, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, fornecer informações ao cliente, selecionar enxoval de copos, preparar frutas, dar sugestões, cortar frutas para decoração, fazer porções para viagem, demonstrar criatividade, limpar o chão, conferir ordem de serviço, selecionar alimentos e bebidas, demonstrar proatividade, limpar bandejas e carrinho, secar louça e/ou prataria, retirar restos de comida, receber contas, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, tirar pedido, atender reclamações do cliente, descrever pratos e produtos oferecidos, substituir cobre-manchas, servir sobremesas, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar cordialidade, demonstrar capacidade de organização, lavar utensílios, acomodar cliente, servir bebidas, colocar bebidas para gelar, organizar espaço, demonstrar discreção, descongelar alimentos, preparar café, servir charutos, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, limpar equipamentos, repor bebidas, limpar balcão e bancada, dobrar guardanapos, observar apresentação dos pratos, trazer conta, checar conta, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, desmontar mesas, trabalhar sob pressão, observar ponto de cozimento dos alimentos, preparar saladas, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, repor material de apoio, controlar acesso de pessoas, selecionar utensílios, inventariar bebidas consumidas, limpar prataria, servir pratos, cumprir normas e procedimentos sanitários, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, controlar sobras e perdas, recepcionar cliente, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, entregar cardápio, servir café.