CBO 5141-20 - Zelador de edifício - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
O profissional no cargo de Zelador de edifício CBO 5141-20 exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Executa pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção.
Monitora a execução de serviços de limpeza e higienização Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio Orienta e monitora as atividades dos trabalhadores vinculados aos serviços de zeladoria.
Controla o estoque de equipamentos e materiais Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração Atua de acordo com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5141-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Zelador de edifício, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Zelador de edifício
O Zelador de edifício CBO 5141-20 inspeciona as áreas de uso comum do edifício, verificando necessidade de reparos, limpeza ou outras providências Troca torneiras e fusíveis, substitui fechaduras, troca lâmpadas do elevador, retoca pinturas do prédio e executa outros pequenos reparos.
Contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestar serviços de manutenção - tais como consertos de bombas, regadores automáticos, portões eletrônicos, interfones, entre outros -, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações e equipamentos.
Verifica o funcionamento dos elevadores e, no caso de algum defeito ou irregularidade, avisa imediatamente à empresa de manutenção Monitora os serviços prestados de manutenção de gramados e jardins, limpeza de caixas de água, recarga de extintores e reposição de gás.
Acompanha todos os serviços prestados, podendo interpretar orçamentos e prestar informações ao administrador ou síndico sobre o cumprimento de contratos Monitora e orienta a execução de serviços de limpeza e higienização das áreas comuns do edifício.
Cuida das condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária.
Orienta e monitora as atividades de porteiros, faxineiros, vigias e demais funcionários vinculados aos serviços de zeladoria, levando ao conhecimento do síndico ou administrador problemas de desempenho Pode interagir com empresa contratada para prestar serviços de portaria virtual.
Recebe e encaminha aos destinatários as correspondências postais e as encomendas.
Distribui circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pela administração do edifício, colhendo assinaturas de recebimento Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, controlando - inclusive com o uso de software - a circulação de pessoas e de veículos no edifício Isola área do prédio para reforma.
Socorre pessoas presas no elevador Inspeciona hidrantes, mangueiras e extintores, para uso em princípio de incêndio Observa a movimentação de pessoas nas redondezas do edifício.
Aciona atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração.
Controla o estoque de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento dos serviços da zeladoria, providenciando a aquisição de novos Atende entregadores de materiais e equipamentos, verificando a documentação e o estado das entregas Providencia a guarda, a conservação, a manutenção e a limpeza dos equipamentos e instrumentos da zeladoria.
No caso de morar no edifício, em apartamento destinado ao zelador, mantém sua moradia em bom estado de limpeza e de conservação Presta informações aos moradores e às pessoas que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Comunica ao administrador ou síndico os problemas e as sugestões para melhoria dos serviços prestados.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5141-20 deve receber mercadorias, materiais e equipamentos, atender pessoas, controlar veículos no estacionamento, administrar serviços de zeladoria, comunicar-se, dirigir o elevador, realizar pequenos reparos, ornamentar a igreja, demonstrar competências pessoais, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5141-20
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Atividades exercidas por um Zelador de edifício CBO 5141-20
Um Zelador de edifício (ou sinônimo) deve reparar portões, trocar torneiras e fusíveis, informar defeitos no elevador, acionar polícia e corpo de bombeiros, instalar luminosos natalinos, socorrer pessoas presas no elevador, controlar equipamentos e ferramentas do prédio, limpar piscinas, examinar o estado das mecadorias e equipamentos, redigir relatórios de ocorrências, vistoriar o funcionamento do elevador, contatar proprietários de veículos com problemas, limitar a quantidade e peso das pessoas e mercadorias no elevador, controlar nível de água da caixa dágua, manter postura, organizar-se, prevenir incêndios, verificar fechamento de portas e janelas, prestar informações às pessoas sobre o comércio local, supervisionar atividades de porteiros, faxineiros e vigias, substituir fechaduras, dar provas de honestidade, atender funcionários das empresas de água, luz, telefone e tv a cabo, autorizar empresas a fazer manutenção no prédio, solicitar a limpeza de fossas e de caixa dágua, controlar circulação de pessoas e veículos, acender e apagar lâmpadas, expressar-se com clareza, dar provas de atenção, regar as plantas, interromper o funcionamento do elevador quando houver defeito, inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores, manter limpo o estacionamento, solicitar conserto do equipamento de circuito fechado de tv, antena de tv e interfones, observar movimentação de pessoas nas redondezas, requisitar transporte às pessoas, acompanhar a entrega de produtos comprados pelos condôminos, lidar com o público, demonstrar senso de responsabilidade, dar provas de destreza manual, operar aparelhos de comunicação, comprar material de consumo, demonstrar controle emocional, aplicar normas de combate a incêndios, indicar ao motorista vagas no estacionamento, demonstrar gentileza, tratar as pessoas sem discriminação, confirmar autorização para uso do apartamento, registrar a entrada e saída dos veículos, prestar primeiros socorros, retocar pinturas do prédio, demonstrar asseio, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, classificar objetos recebidos - volumes e correspondências, controlar o estoque e o uso de material de limpeza, demonstrar desinibição, relatar avarias nas instalações, intervir com discrição, solicitar conserto de fechaduras, supervisionar a limpeza das dependências do prédio, comunicar aos condôminos sobre consertos no prédio, adaptar-se a clientela variada, manter-se atualizado, requisitar a compra de material de consumo, agir de forma prestativa, transmitir recados e avisos, trocar interruptor e lâmpadas do elevador, demonstrar educação, demonstrar espírito de equipe, dirigir autos, transmitir problemas a administradora, informar sobre meios de transporte, distribuir as correspôndencias nos apartamentos, conduzir pessoas a delegacia, solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, receber entregas de alimentos para os condôminos, inspecionar veículos no estacionamento, conter tumultos, verificar o funcionamento de bombas dágua, isolar área do prédio para reforma, reparar telhados, informar às pessoas sobre regulamento interno do prédio, identificar pessoas, advertir pessoas, acompanhar a movimentação de pessoas, verificar as notas fiscais das mercadorias, comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos.