CBO 5141-20 - Zelador de edifício - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
O profissional no cargo de Zelador de edifício CBO 5141-20 exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Executa pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção.
Monitora a execução de serviços de limpeza e higienização Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio Orienta e monitora as atividades dos trabalhadores vinculados aos serviços de zeladoria.
Controla o estoque de equipamentos e materiais Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração Atua de acordo com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5141-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Zelador de edifício, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Zelador de edifício
O Zelador de edifício CBO 5141-20 inspeciona as áreas de uso comum do edifício, verificando necessidade de reparos, limpeza ou outras providências Troca torneiras e fusíveis, substitui fechaduras, troca lâmpadas do elevador, retoca pinturas do prédio e executa outros pequenos reparos.
Contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestar serviços de manutenção - tais como consertos de bombas, regadores automáticos, portões eletrônicos, interfones, entre outros -, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações e equipamentos.
Verifica o funcionamento dos elevadores e, no caso de algum defeito ou irregularidade, avisa imediatamente à empresa de manutenção Monitora os serviços prestados de manutenção de gramados e jardins, limpeza de caixas de água, recarga de extintores e reposição de gás.
Acompanha todos os serviços prestados, podendo interpretar orçamentos e prestar informações ao administrador ou síndico sobre o cumprimento de contratos Monitora e orienta a execução de serviços de limpeza e higienização das áreas comuns do edifício.
Cuida das condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária.
Orienta e monitora as atividades de porteiros, faxineiros, vigias e demais funcionários vinculados aos serviços de zeladoria, levando ao conhecimento do síndico ou administrador problemas de desempenho Pode interagir com empresa contratada para prestar serviços de portaria virtual.
Recebe e encaminha aos destinatários as correspondências postais e as encomendas.
Distribui circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pela administração do edifício, colhendo assinaturas de recebimento Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, controlando - inclusive com o uso de software - a circulação de pessoas e de veículos no edifício Isola área do prédio para reforma.
Socorre pessoas presas no elevador Inspeciona hidrantes, mangueiras e extintores, para uso em princípio de incêndio Observa a movimentação de pessoas nas redondezas do edifício.
Aciona atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração.
Controla o estoque de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento dos serviços da zeladoria, providenciando a aquisição de novos Atende entregadores de materiais e equipamentos, verificando a documentação e o estado das entregas Providencia a guarda, a conservação, a manutenção e a limpeza dos equipamentos e instrumentos da zeladoria.
No caso de morar no edifício, em apartamento destinado ao zelador, mantém sua moradia em bom estado de limpeza e de conservação Presta informações aos moradores e às pessoas que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Comunica ao administrador ou síndico os problemas e as sugestões para melhoria dos serviços prestados.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5141-20 deve comunicar-se, realizar pequenos reparos, ornamentar a igreja, controlar veículos no estacionamento, dirigir o elevador, receber mercadorias, materiais e equipamentos, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio, administrar serviços de zeladoria, atender pessoas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5141-20
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Atividades exercidas por um Zelador de edifício CBO 5141-20
Um Zelador de edifício (ou sinônimo) deve verificar fechamento de portas e janelas, reparar telhados, inspecionar veículos no estacionamento, observar movimentação de pessoas nas redondezas, autorizar empresas a fazer manutenção no prédio, registrar a entrada e saída dos veículos, retocar pinturas do prédio, redigir relatórios de ocorrências, advertir pessoas, regar as plantas, solicitar a limpeza de fossas e de caixa dágua, acionar polícia e corpo de bombeiros, atender funcionários das empresas de água, luz, telefone e tv a cabo, requisitar a compra de material de consumo, manter limpo o estacionamento, prestar primeiros socorros, comprar material de consumo, informar defeitos no elevador, demonstrar gentileza, verificar o funcionamento de bombas dágua, dar provas de atenção, supervisionar a limpeza das dependências do prédio, conduzir pessoas a delegacia, dar provas de honestidade, classificar objetos recebidos - volumes e correspondências, conter tumultos, distribuir as correspôndencias nos apartamentos, acender e apagar lâmpadas, solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, indicar ao motorista vagas no estacionamento, controlar circulação de pessoas e veículos, reparar portões, limitar a quantidade e peso das pessoas e mercadorias no elevador, demonstrar controle emocional, isolar área do prédio para reforma, requisitar transporte às pessoas, vistoriar o funcionamento do elevador, acompanhar a entrega de produtos comprados pelos condôminos, contatar proprietários de veículos com problemas, solicitar conserto do equipamento de circuito fechado de tv, antena de tv e interfones, demonstrar educação, identificar pessoas, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, transmitir recados e avisos, dirigir autos, demonstrar espírito de equipe, transmitir problemas a administradora, intervir com discrição, adaptar-se a clientela variada, controlar o estoque e o uso de material de limpeza, trocar interruptor e lâmpadas do elevador, comunicar aos condôminos sobre consertos no prédio, receber entregas de alimentos para os condôminos, trocar torneiras e fusíveis, operar aparelhos de comunicação, dar provas de destreza manual, expressar-se com clareza, demonstrar senso de responsabilidade, acompanhar a movimentação de pessoas, prevenir incêndios, demonstrar asseio, informar sobre meios de transporte, supervisionar atividades de porteiros, faxineiros e vigias, socorrer pessoas presas no elevador, examinar o estado das mecadorias e equipamentos, agir de forma prestativa, substituir fechaduras, controlar equipamentos e ferramentas do prédio, tratar as pessoas sem discriminação, organizar-se, solicitar conserto de fechaduras, interromper o funcionamento do elevador quando houver defeito, informar às pessoas sobre regulamento interno do prédio, verificar as notas fiscais das mercadorias, relatar avarias nas instalações, limpar piscinas, confirmar autorização para uso do apartamento, controlar nível de água da caixa dágua, prestar informações às pessoas sobre o comércio local, aplicar normas de combate a incêndios, manter-se atualizado, instalar luminosos natalinos, manter postura, demonstrar desinibição, inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores, comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos, lidar com o público.