CBO 5141-20 - Zelador de edifício - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de administração de edifícios
O profissional no cargo de Zelador de edifício CBO 5141-20 exerce atividades de zeladoria, providenciando as condições necessárias para o bem-estar dos moradores e dos que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Executa pequenos reparos e contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestação de serviços de manutenção.
Monitora a execução de serviços de limpeza e higienização Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio Orienta e monitora as atividades dos trabalhadores vinculados aos serviços de zeladoria.
Controla o estoque de equipamentos e materiais Cumpre e fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração Atua de acordo com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5141-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de administração de edifícios que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Zelador de edifício, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios CBO 5141-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5141-20
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Zelador de edifício
O Zelador de edifício CBO 5141-20 inspeciona as áreas de uso comum do edifício, verificando necessidade de reparos, limpeza ou outras providências Troca torneiras e fusíveis, substitui fechaduras, troca lâmpadas do elevador, retoca pinturas do prédio e executa outros pequenos reparos.
Contrata, com autorização da administração do edifício, pessoas habilitadas para prestar serviços de manutenção - tais como consertos de bombas, regadores automáticos, portões eletrônicos, interfones, entre outros -, a fim de assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações e equipamentos.
Verifica o funcionamento dos elevadores e, no caso de algum defeito ou irregularidade, avisa imediatamente à empresa de manutenção Monitora os serviços prestados de manutenção de gramados e jardins, limpeza de caixas de água, recarga de extintores e reposição de gás.
Acompanha todos os serviços prestados, podendo interpretar orçamentos e prestar informações ao administrador ou síndico sobre o cumprimento de contratos Monitora e orienta a execução de serviços de limpeza e higienização das áreas comuns do edifício.
Cuida das condições de acondicionamento e destino do lixo, conforme normas da vigilância sanitária.
Orienta e monitora as atividades de porteiros, faxineiros, vigias e demais funcionários vinculados aos serviços de zeladoria, levando ao conhecimento do síndico ou administrador problemas de desempenho Pode interagir com empresa contratada para prestar serviços de portaria virtual.
Recebe e encaminha aos destinatários as correspondências postais e as encomendas.
Distribui circulares, balancetes e quaisquer outros documentos emitidos pela administração do edifício, colhendo assinaturas de recebimento Zela pela segurança das pessoas e do patrimônio, controlando - inclusive com o uso de software - a circulação de pessoas e de veículos no edifício Isola área do prédio para reforma.
Socorre pessoas presas no elevador Inspeciona hidrantes, mangueiras e extintores, para uso em princípio de incêndio Observa a movimentação de pessoas nas redondezas do edifício.
Aciona atendimento médico, polícia e corpo de bombeiros, quando necessário Fiscaliza o cumprimento do regulamento interno e das demais normas da administração.
Controla o estoque de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento dos serviços da zeladoria, providenciando a aquisição de novos Atende entregadores de materiais e equipamentos, verificando a documentação e o estado das entregas Providencia a guarda, a conservação, a manutenção e a limpeza dos equipamentos e instrumentos da zeladoria.
No caso de morar no edifício, em apartamento destinado ao zelador, mantém sua moradia em bom estado de limpeza e de conservação Presta informações aos moradores e às pessoas que trabalham em escritórios, consultórios, lojas ou outros locais, no edifício Comunica ao administrador ou síndico os problemas e as sugestões para melhoria dos serviços prestados.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5141-20 deve comunicar-se, controlar veículos no estacionamento, administrar serviços de zeladoria, ornamentar a igreja, receber mercadorias, materiais e equipamentos, demonstrar competências pessoais, atender pessoas, dirigir o elevador, realizar pequenos reparos, zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores nos serviços de administração de edifícios são trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em ambiente fechado e a céu aberto. Organizam-se em equipe e são supervisionados permanentemente ou ocasionalmente, dependendo do serviço executado. Trabalham em horários diurnos, noturnos e em regime de rodízio de turno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5141-20
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental. Os profissionais aprendem a profissão no próprio emprego.
Atividades exercidas por um Zelador de edifício CBO 5141-20
Um Zelador de edifício (ou sinônimo) deve solicitar a limpeza de fossas e de caixa dágua, transmitir recados e avisos, verificar fechamento de portas e janelas, dar provas de honestidade, instalar luminosos natalinos, confirmar autorização para uso do apartamento, comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos, agir de forma prestativa, acionar polícia e corpo de bombeiros, controlar o estoque e o uso de material de limpeza, solicitar conserto do equipamento de circuito fechado de tv, antena de tv e interfones, conduzir pessoas a delegacia, prevenir incêndios, dar provas de destreza manual, limpar piscinas, limitar a quantidade e peso das pessoas e mercadorias no elevador, interromper o funcionamento do elevador quando houver defeito, comprar material de consumo, retocar pinturas do prédio, transmitir problemas a administradora, identificar pessoas, acompanhar a entrega de produtos comprados pelos condôminos, informar defeitos no elevador, socorrer pessoas presas no elevador, controlar equipamentos e ferramentas do prédio, dar provas de atenção, organizar-se, vistoriar o funcionamento do elevador, solicitar aos condôminos, por interfone, acesso de visitantes, reparar portões, supervisionar atividades de porteiros, faxineiros e vigias, relatar avarias nas instalações, substituir fechaduras, solicitar conserto de fechaduras, controlar circulação de pessoas e veículos, inspecionar veículos no estacionamento, supervisionar a limpeza das dependências do prédio, classificar objetos recebidos - volumes e correspondências, solicitar polícia, corpo de bombeiros e atendimento hospitalar, manter limpo o estacionamento, atender funcionários das empresas de água, luz, telefone e tv a cabo, contatar proprietários de veículos com problemas, acompanhar a movimentação de pessoas, prestar informações às pessoas sobre o comércio local, lidar com o público, demonstrar senso de responsabilidade, regar as plantas, adaptar-se a clientela variada, trocar interruptor e lâmpadas do elevador, registrar a entrada e saída dos veículos, manter-se atualizado, verificar as notas fiscais das mercadorias, informar sobre meios de transporte, distribuir as correspôndencias nos apartamentos, intervir com discrição, advertir pessoas, reparar telhados, demonstrar espírito de equipe, tratar as pessoas sem discriminação, dirigir autos, isolar área do prédio para reforma, aplicar normas de combate a incêndios, demonstrar gentileza, comunicar aos condôminos sobre consertos no prédio, prestar primeiros socorros, examinar o estado das mecadorias e equipamentos, trocar torneiras e fusíveis, observar movimentação de pessoas nas redondezas, redigir relatórios de ocorrências, expressar-se com clareza, receber entregas de alimentos para os condôminos, acender e apagar lâmpadas, requisitar transporte às pessoas, demonstrar asseio, autorizar empresas a fazer manutenção no prédio, inspecionar hidrantes, mangueiras e extintores, informar às pessoas sobre regulamento interno do prédio, demonstrar controle emocional, demonstrar educação, operar aparelhos de comunicação, verificar o funcionamento de bombas dágua, manter postura, demonstrar desinibição, indicar ao motorista vagas no estacionamento, controlar nível de água da caixa dágua, requisitar a compra de material de consumo, conter tumultos.