CBO 5143-30 - Limpador de piscinas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações

O profissional no cargo de Limpador de piscinas CBO 5143-30 limpa, trata a água e zela pela conservação de piscina, garantindo as condições adequadas de utilização, executando pequenos reparos nas instalações hidráulicas e de iluminação e repondo revestimento Cumpre legislação, normas e procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 5143-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Limpador de piscinas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações CBO 5143-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5143-30

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Limpador de piscinas

O Limpador de piscinas CBO 5143-30 limpa piscina, removendo sujeiras e resíduos acumulados no entorno, na borda, nas paredes e no fundo Retira insetos, flores, folhas e outros resíduos em suspensão na água.

Limpa o revestimento da piscina, retirando o acúmulo de resíduos e evitando a formação de manchas.

Faz a aspiração da água da piscina Executa o tratamento químico, medindo o cloro, a alcalinidade e o pH da água e corrigindo-os, se necessário.

Avalia a turbidez e a cor da água Adiciona produtos químicos à água da piscina, deixando-a tratada e própria para uso constante.

Registra parâmetros de qualidade da água.

Troca ou repõe revestimento (azulejos, pastilhas ou outro) da piscina e recoloca-se o rejunte Pode repor cerâmica no entorno da piscina, na área de circulação dos banhistas.

Mantém a piscina com nível de água adequado e com cobertura.

Controla o funcionamento dos equipamentos e instalações, limpando ou trocando filtros, verificando as conexões hidráulicas e as instalações elétricas Relata avaria nas instalações e equipamentos e solicita manutenção especializada, quando necessário Pode controlar o estoque de material, verificando validade dos produtos químicos e solicitando reposição.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5143-30 deve limpar recintos e acessórios, executar serviços de manutenção elétrica e mecãnica, demonstrar competências pessoais, preparar trabalho, executar manutenção hidráulica, tratar piscinas, trabalhar com segurança, realizar manutenção de carpintaria e alvenaria.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações trabalham em companhias e órgãos de limpeza pública, em condomínios de edifícios, em empresas comerciais e industriais, como assalariados e com carteira assinada, as atividades são realizadas em recintos fechados ou a céu aberto. Trabalham individualmente ou em equipe, com ou sem supervisão permanente. O horário de trabalho é variado, ou em regime de rodízio de turnos. Algumas das atividades podem ser exercidas em grandes alturas,ou em posições desconfortáveis por longos períodos, com exposição a ruído intenso e a poluição dos veículos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5143-30

Para o exercício das ocupações requer-se ensino fundamental completo ou prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Limpador de piscinas CBO 5143-30

Um Limpador de piscinas (ou sinônimo) deve medir ph, cloro, dureza e alcalinidade da água, demonstrar agilidade, verificar qualidade de produtos químicos e de limpeza, demonstrar controle emocional, verificar funcionamento de equipamentos e instalações elétricas e de iluminação, avaliar grau de sujidade, operar equipamentos, esfregar borda, paredes e fundo da piscina, adicionar produtos químicos a água, remover sujeira, avaliar tipo de superficie a ser trabalhada, repor cerâmica - azulejos, pastilhas e pisos, verificar validade de produtos químicos e de limpeza, trabalhar em equipe, selecionar produtos e material, trocar filtros, relatar avarias nas instalações, montar balancim, registrar parâmetros de qualidade da água, demonstra resistência física, solicitar equipamentos e materiais, submeter-se a cursos de capacitação e qualificação, demonstrar destreza manual, consertar instalação hidráulica, demonstrar prudência, penerar água da piscina, varrer pisos, demonstrar capacidade de trabalhar em alturas, dosar produtos químicos, demonstrar iniciativa, aspirar fundo da piscina, classificar equipamentos e tubulação, usar uniforme, trocar equipamentos de iluminação, solicitar compra de produtos químicos e de limpeza, limpar filtros, demonstrar equilíbrio físico, medir temperatura da água, isolar área para manutenção e limpeza, avaliar turbidez e cor da água, montar andaime, contornar situações adversas, demonstra paciência, limpar equipamentos hidráulicos, preparar produtos, controlar o estoque de material, trocar areia do filtro, verificar funcionamento de instalação hidráulica, inpecionar local a ser trabalhado, reconhecer limitações pessoais, montar cadeirinha, utilizar epi, cobrir piscina, avaliar tipo de sujeira, verificar nível da água, diluir produtos - químicos e de limpeza.

Cargos e salários CBO 5143-30 - Trabalhadores nos serviços de manutenção de edificações

Salário Limpador de Piscinas

Limpador de Piscinas: Brasil

O profissional no cargo de Limpador de Piscinas CBO 5143-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.671 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.439 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Piscineiro

Piscineiro: Brasil

O profissional no cargo de Piscineiro CBO 5143-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.671 e 2.544 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.439 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Limpador de Piscinas Rio de Janeiro

Limpador de Piscinas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Limpador de Piscinas CBO 5143-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.750 e 2.598 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 150 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Limpador de Piscinas Goiânia

Limpador de Piscinas: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Limpador de Piscinas CBO 5143-30 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.494 e 2.119 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Limpador de Piscinas São Paulo

Limpador de Piscinas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Limpador de Piscinas CBO 5143-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.873 e 2.987 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Limpador de Piscinas

Limpador de Piscinas: São Paulo

O profissional no cargo de Limpador de Piscinas CBO 5143-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.815 e 2.772 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Piscineiro São Paulo

Piscineiro: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Piscineiro CBO 5143-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.873 e 2.987 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 207 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Piscineiro Rio de Janeiro

Piscineiro: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Piscineiro CBO 5143-30 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.750 e 2.598 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 150 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Piscineiro

Piscineiro: São Paulo

O profissional no cargo de Piscineiro CBO 5143-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.815 e 2.772 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.
Salário Piscineiro

Piscineiro: Minas Gerais

O profissional no cargo de Piscineiro CBO 5143-30 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.580 e 2.305 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 620 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5143-30.