CBO 5152-25 - Auxiliar de produção farmacêutica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos auxiliares de laboratório da saúde
O profissional no cargo de Auxiliar de produção farmacêutica CBO 5152-25 auxilia a equipe técnica na preparação e na manipulação de fórmulas de fármacos, medicamentos e cosmecêuticos, em produção farmacêutica de indústrias, centros e institutos de pesquisa Opera equipamentos e recursos automatizados de produção.
Segue normas de biossegurança, protocolos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5152-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de auxiliares de laboratório da saúde que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de produção farmacêutica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Auxiliares de laboratório da saúde CBO 5152-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5152-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Auxiliares de laboratório da saúde.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Auxiliar de produção farmacêutica
O Auxiliar de produção farmacêutica CBO 5152-25 auxilia no preparo das condições para produção de fármacos, medicamentos e cosmecêuticos, separando insumos, quantificando produtos, inspecionando volume, cor e uniformidade da forma apresentada, conforme orientação e sob supervisão técnica Opera equipamentos e recursos automatizados de produção de fármacos, medicamentos e cosmecêuticos.
Opera equipamentos de acondicionamento de fármacos e embalagem de medicamentos e cosmecêuticos.
Registra procedimentos em sistemas informatizados, virtuais ou não Organiza e realiza trabalhos conforme procedimentos técnicos e de biossegurança.
Higieniza equipamentos e autoclava materiais de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5152-25 deve recuperar material de trabalho - vidraria, lâminas, demonstrar competências pessoais, organizar trabalho, trabalhar com biossegurança, auxiliar no preparo de vacinas, aviar fórmulas sob orientação e supervisão, preparar meios de cultura, estabilizantes e hemoderivados, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Auxiliares de laboratório da saúde atuam em hospitais, laboratórios, farmácias, indústrias farmacêuticas, bancos de sangue e centros hematológicos. Trabalham em equipe sob supervisão constante de técnicos titulares especializados. São empregados formais, registrados em carteira, e atuam em locais fechados, preferencialmente em período diurno, podendo haver revezamento de turnos. Em algumas atividades podem estar sujeitos a posições desconfortáveis e expostos a ruídos e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5152-25
O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental e médio, acompanhado de qualificação no próprio emprego ou em instituição de formação profissional. A tendência ao aumento de requisitos de qualificação dessas ocupações se iniciou nos grandes laboratórios e começa a atingir os hospitais e hemocentros, elevando a escolaridade para o nível médio, com incentivos para que o pessoal conclua curso técnico profissionalizante na área.
Atividades exercidas por um Auxiliar de produção farmacêutica CBO 5152-25
Um Auxiliar de produção farmacêutica (ou sinônimo) deve ajudar na manipulação de produtos químicos, esterilizar meio de cultura e estabilizantes de vacina, paramentar-se - usar roupa estéril, registrar protocolo das vacinas, pesar nutrientes, demostrar compreensão psicológica, acrescentar antibióticos ao meio de cultura, autoclavar material de trabalho, submeter-se a exames periódicos, providenciar manutenção de ambiente e equipamento de trabalho, demonstrar responsabilidade, embalar material de trabalho, auxiliar no envasamento de vacinas, controlar estoques, quantificar produtos, realizar assepsia em salas e em recipientes de insumos, participar em campanhas de vacinação, demonstrar habilidade tátil, discutir procedimentos com colegas e ou supervisores, tomar vacinas, preencher ficha de registro ou folha de trabalho, semear material biológico, armazenar meio de cultura e estabilizantes em câmara fria, descontaminar material biológico e paramentação para descarte, dissolver meio de cultura, estabilizantes de vacinas e reagentes, encapsular medicamentos, trabalhar com ética profissional, esterilizar vestimenta para paramentação, devolver material de trabalho às salas, secar material de trabalho, efetuar antissepsia pessoal, acondicionar material para descarte, incubar meio de cultura em estufa, envasar medicamentos, inspecionar volume, cor, uniformidade etc., lavar material de trabalho, usar equipamento de proteção individual, discriminar cores e odores, trabalhar com atenção, revelar segurança profissional, levar amostras de vacina para controle de qualidade, separar material de trabalho, reconhecer símbolos de risco, separar matéria-prima, vidraria etc., atualizar-se profissionalmente, inutilizar amostras de medicamentos, aliquotar o meio de cultura em placas ou frascos.