CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, planejar trabalho, demonstrar competências pessoais, identificar necessidades/demandas, comunicar-se, avaliar processo de trabalho, desenvolver atividades sócio-educativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve desenvolver oficinas, encaminhar documentação oficial, resgatar auto-estima, administrar conflitos, realizar acompanhamento pedagógico, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, construir hábitos, demonstrar facilidade de comunicação, analisar casos, monitorar comportamento, demonstrar coragem, realizar visitas domiciliares, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, tomar decisões, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, buscar identificação e empatia, dialogar com familiares e/ou vizinhança, aproximar-se dos assistidos/usuários, percorrer perímetros e áreas, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, avistar assistidos/usuários, servir de exemplo, verificar denúncias, planejar eventos, trabalhar em equipe, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, despertar aptidões, habilidades, aconselhar mudanças de comportamento, receber demanda espontânea, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, estabelecer roteiro de visitas, fazer devolutiva, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, notificar pessoas e entidades, analisar resultados, realizar atividades artísticas, resgatar assistidos/usuários/ internos, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, inspirar confiança, desenvolver dinâmica de grupo, trocar experiências, levantar dados estatísticos, agir sob pressão, avaliar ações, definir rotina administrativa, realizar atividades pedagógicas lúdicas, pesquisar histórico familiar, demonstrar pró atividade, apontar alternativas, demonstrar persistência, alterar estratégias, permanecer em estado de alerta, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, abrir procedimento de atendimento, participar da elaboração das normas, denunciar situação de risco, respeitar diferenças, agendar visitas, definir metas, despertar esperança, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, exercitar atividade de escuta, demonstrar capacidade de negociação, realizar atividades de lazer e cultura, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, realizar atividades recreativas e esportivas, estabelecer cronograma, definir metodologia de trabalho, analisar práticas, conscientizar sobre riscos, mapear perímetros ou áreas, dialogar com assistidos/usuários/educandos, receber pedidos de ajuda da família, identificar público-alvo, receber informações sobre violação de direitos, contornar situações adversas, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, mapear público-alvo, demonstrar flexibilidade, participar da elaboração de questionários, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, definir estratégias, acompanhar reuniões sócio-educativas, preencher documentos, criar vínculos, demonstrar criatividade, demonstrar auto-controle, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, definir objetivos, assumir riscos, demonstrar capacidade de compreensão, demonstrar entusiasmo, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos.