CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve sensibilizar assistidos/usuários/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, planejar trabalho, comunicar-se, desenvolver atividades sócio-educativas, demonstrar competências pessoais, avaliar processo de trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, identificar necessidades/demandas.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, definir objetivos, analisar práticas, realizar visitas domiciliares, trabalhar em equipe, encaminhar documentação oficial, verificar denúncias, contornar situações adversas, analisar casos, inspirar confiança, permanecer em estado de alerta, construir hábitos, dialogar com assistidos/usuários/educandos, tomar decisões, definir metodologia de trabalho, respeitar diferenças, participar da elaboração de questionários, assumir riscos, agendar visitas, resgatar assistidos/usuários/ internos, demonstrar persistência, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, receber informações sobre violação de direitos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, realizar atividades artísticas, denunciar situação de risco, realizar atividades pedagógicas lúdicas, mapear público-alvo, trocar experiências, buscar identificação e empatia, conscientizar sobre riscos, administrar conflitos, despertar esperança, avistar assistidos/usuários, dialogar com familiares e/ou vizinhança, criar vínculos, demonstrar auto-controle, exercitar atividade de escuta, apontar alternativas, pesquisar histórico familiar, demonstrar entusiasmo, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar criatividade, realizar atividades recreativas e esportivas, resgatar auto-estima, notificar pessoas e entidades, servir de exemplo, monitorar comportamento, acompanhar reuniões sócio-educativas, levantar dados estatísticos, fazer devolutiva, definir metas, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, receber pedidos de ajuda da família, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, realizar atividades de lazer e cultura, avaliar ações, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, demonstrar coragem, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, definir rotina administrativa, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, demonstrar flexibilidade, desenvolver oficinas, estabelecer cronograma, demonstrar capacidade de compreensão, percorrer perímetros e áreas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, alterar estratégias, demonstrar pró atividade, aproximar-se dos assistidos/usuários, demonstrar facilidade de comunicação, abrir procedimento de atendimento, mapear perímetros ou áreas, agir sob pressão, definir estratégias, despertar aptidões, habilidades, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, planejar eventos, realizar acompanhamento pedagógico, aconselhar mudanças de comportamento, desenvolver dinâmica de grupo, participar da elaboração das normas, receber demanda espontânea, analisar resultados, identificar público-alvo, preencher documentos, estabelecer roteiro de visitas, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos.