CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve desenvolver atividades sócio-educativas, planejar trabalho, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, comunicar-se, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, pesquisar histórico familiar, identificar público-alvo, desenvolver dinâmica de grupo, analisar casos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, tomar decisões, analisar práticas, estabelecer roteiro de visitas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, construir hábitos, realizar atividades de lazer e cultura, demonstrar coragem, monitorar comportamento, definir rotina administrativa, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, definir estratégias, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, aproximar-se dos assistidos/usuários, receber pedidos de ajuda da família, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, permanecer em estado de alerta, definir metodologia de trabalho, demonstrar criatividade, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, mapear público-alvo, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, percorrer perímetros e áreas, acompanhar reuniões sócio-educativas, agir sob pressão, demonstrar persistência, levantar dados estatísticos, despertar esperança, demonstrar flexibilidade, buscar identificação e empatia, exercitar atividade de escuta, desenvolver oficinas, denunciar situação de risco, analisar resultados, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, fazer devolutiva, receber demanda espontânea, demonstrar pró atividade, receber informações sobre violação de direitos, preencher documentos, demonstrar auto-controle, participar da elaboração de questionários, estabelecer cronograma, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, definir metas, notificar pessoas e entidades, resgatar auto-estima, servir de exemplo, trabalhar em equipe, participar da elaboração das normas, demonstrar capacidade de compreensão, assumir riscos, realizar atividades pedagógicas lúdicas, criar vínculos, definir objetivos, realizar visitas domiciliares, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, avaliar ações, respeitar diferenças, realizar atividades artísticas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, alterar estratégias, realizar acompanhamento pedagógico, apontar alternativas, verificar denúncias, planejar eventos, dialogar com assistidos/usuários/educandos, conscientizar sobre riscos, avistar assistidos/usuários, aconselhar mudanças de comportamento, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar facilidade de comunicação, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, realizar atividades recreativas e esportivas, agendar visitas, encaminhar documentação oficial, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, inspirar confiança, mapear perímetros ou áreas, trocar experiências, abrir procedimento de atendimento, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, contornar situações adversas, demonstrar entusiasmo, despertar aptidões, habilidades, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, administrar conflitos, resgatar assistidos/usuários/ internos.