CBO 5153-05 - Educador social - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Educador social CBO 5153-05 desenvolve atividades de educação social afirmativas, mediadoras e formativas, para garantia de direitos, defesa e proteção das pessoas e dos grupos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, violência e exploração física e psicológica Atua seguindo legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5153-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Educador social, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Educador social
O Educador social CBO 5153-05 entrevista pessoas individualmente, em famílias ou em grupos, avaliando suas situações, capacidades e problemas, para definir quais serviços podem atender às suas necessidades Planeja ações em projetos ou programas, definindo objetivos, metas, metodologias e estratégias de trabalho, a partir do mapeamento das necessidades de grupos e pessoas ou territórios atendidos.
Atua em projetos ou programas, desenvolvendo ações que estimulam a socialização e a construção de projetos de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais e de lazer, para promoção de bem-estar e de melhor qualidade de vida Encaminha pessoas vulneráveis aos serviços da comunidade - como colocação de emprego, aconselhamento de dívidas, assistência jurídica, moradia, tratamento médico ou assistência financeira - fornecendo informações sobre como, para onde ir e como se inscrever.
Encaminha jovens a programas de educação básica e de formação profissional, para prepará-los para a vida e o trabalho Aconselha indivíduos, grupos, famílias ou comunidades sobre questões que incluem saúde mental, pobreza, desemprego, abuso de substâncias, abuso físico, reabilitação, ajuste social, assistência infantil ou assistência médica.
Faz a interlocução entre estudantes, lares, escolas, serviços familiares, clínicas de orientação infantil, tribunais, serviços de proteção, médicos e outros contatos, para ajudar crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e social.
Orienta grupos e pessoas - principalmente jovens e adolescentes - em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, sobre a possível violação de seus direitos e os encaminha a entidades e a serviços de apoio Quando necessário, denuncia a situação e solicita resgates.
Analisa práticas e avalia os resultados das ações realizadas, elaborando relatório de atendimento e acompanhamento.
Mantém registros de histórico de casos Estabelece parcerias com entidades - públicas ou privadas -, para assegurar o atendimento das pessoas, na perspectiva da proteção e defesa de seus direitos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-05 deve identificar necessidades/demandas, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, planejar trabalho, avaliar processo de trabalho, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-05
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Educador social CBO 5153-05
Um Educador social (ou sinônimo) deve demonstrar flexibilidade, desenvolver dinâmica de grupo, analisar resultados, pesquisar histórico familiar, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, alterar estratégias, apontar alternativas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, dialogar com assistidos/usuários/educandos, realizar atividades recreativas e esportivas, despertar esperança, levantar dados estatísticos, realizar visitas domiciliares, avaliar reinserção dos assistidos/usuários, definir metas, avistar assistidos/usuários, respeitar diferenças, demonstrar auto-controle, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, aproximar-se dos assistidos/usuários, encaminhar assistidos/usuários / internos/ familiares a entidades e serviços, inspirar confiança, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, resgatar auto-estima, demonstrar persistência, fazer devolutiva, mapear público-alvo, realizar acompanhamento pedagógico, assumir riscos, preencher documentos, solicitar resgate de assistidos/usuários/ internos, agendar visitas, construir hábitos, realizar atividades pedagógicas lúdicas, demonstrar capacidade de compreensão, resgatar assistidos/usuários/ internos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, denunciar situação de risco, realizar atividades artísticas, estabelecer roteiro de visitas, conscientizar sobre riscos, exercitar atividade de escuta, demonstrar capacidade de negociação, notificar pessoas e entidades, estabelecer parcerias com entidades públicas e/ou privadas, percorrer perímetros e áreas, demonstrar entusiasmo, mapear perímetros ou áreas, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, desenvolver oficinas, acompanhar reinserção familiar e social dos assistidos/usuários, receber informações sobre violação de direitos, definir objetivos, demonstrar pró atividade, despertar aptidões, habilidades, permanecer em estado de alerta, demonstrar criatividade, participar da elaboração das normas, realizar atividades de lazer e cultura, participar da elaboração de questionários, avaliar ações, monitorar comportamento, criar vínculos, definir estratégias, identificar público-alvo, aconselhar mudanças de comportamento, abrir procedimento de atendimento, demonstrar facilidade de comunicação, contornar situações adversas, analisar casos, estabelecer cronograma, agir sob pressão, receber demanda espontânea, planejar eventos, definir metodologia de trabalho, buscar identificação e empatia, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, trocar experiências, realizar atividades voltadas para a espiritualidade, servir de exemplo, demonstrar coragem, verificar denúncias, definir rotina administrativa, receber pedidos de ajuda da família, administrar conflitos, encaminhar documentação oficial, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, acompanhar reuniões sócio-educativas, dialogar com familiares e/ou vizinhança, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, tomar decisões, analisar práticas, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, trabalhar em equipe.