CBO 5153-25 - Socioeducador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Socioeducador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Socioeducador
O Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.
Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.
Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.
Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.
Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-25 deve desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, avaliar processo de trabalho, identificar necessidades/demandas, abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades sócio-educativas, planejar trabalho, comunicar-se, sensibilizar assistidos/usuários/ internos.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-25
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25
Um Socioeducador (ou sinônimo) deve realizar atividades pedagógicas lúdicas, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, realizar atividades artísticas, demonstrar coragem, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, participar da elaboração das normas, permanecer em estado de alerta, preencher documentos, percorrer perímetros e áreas, verificar a ocorrência de violação de direitos, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, aconselhar mudanças de comportamento, inspirar confiança, despertar aptidões, habilidades, realizar atividades de lazer e cultura, requisitar serviços, demonstrar entusiasmo, participar de equipes multidisciplinares, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, contornar situações adversas, trabalhar em equipe, alterar estratégias, respeitar diferenças, receber informações sobre violação de direitos, denunciar situação de risco, realizar acompanhamento pedagógico, desenvolver oficinas, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, agir sob pressão, servir de exemplo, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, demonstrar pró atividade, receber denúncias, exercitar atividade de escuta, demonstrar facilidade de comunicação, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, apontar alternativas, analisar práticas, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, desenvolver dinâmica de grupo, trocar experiências, conscientizar sobre riscos, demonstrar persistência, administrar conflitos, avaliar ações, conscientezar sobre regras e normas, demonstrar capacidade de negociação, fazer devolutiva, avaliar a adesão a medida socioeducativa, resgatar auto-estima, demonstrar auto-controle, buscar identificação e empatia, demonstrar capacidade de compreensão, solicitar encaminhamento de educandos/ internos, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, demonstrar criatividade, abrir procedimento de atendimento, acompanhar reuniões sócio-educativas, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, recepcionar educando/ interno, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, dialogar com familiares e/ou vizinhança, acolher educando, realizar procedimentos de segurança, analisar casos, tomar decisões, demonstrar flexibilidade, dialogar com assistidos/usuários/educandos, analisar resultados, assumir riscos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, despertar esperança, realizar atividades recreativas e esportivas, participar da elaboração de questionários, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, receber demanda espontânea, criar vínculos.