CBO 5153-25 - Socioeducador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei
O profissional no cargo de Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, em regimes de internação, de semiliberdade, de liberdade assistida e de internação provisória Cumpre legislação, procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
CBO 5153-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Socioeducador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei CBO 5153-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5153-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Socioeducador
O Socioeducador CBO 5153-25 planeja e realiza ações socioeducativas para jovens infratores, que possam contribuir para o desenvolvimento de suas competências para ser e conviver Acompanha a equipe técnica em visitas domiciliares, para diálogo com educando e familiares e para identificação de necessidades.
Recepciona e acolhe o educando, criando vínculo que facilita o reconhecimento das suas aptidões e habilidades, a sua conscientização sobre regras e normas, a sua reflexão sobre riscos, o resgate de sua autoestima e a consideração das suas alternativas de vida.
Desenvolve atividades recreativas, esportivas, culturais, de formação profissional, de lazer, além de oficinas de atividades artísticas Desenvolve com os adolescentes atividades da vida diária – alimentação, higiene pessoal e do ambiente -, para criar hábitos saudáveis de convivência.
Faz o acompanhamento pedagógico dos adolescentes Avalia a adesão a medidas socioeducativas, contribuindo com a elaboração do diagnóstico polidimensional e outros, como Plano Individual de Atendimento – PIA.
Avalia processos de trabalho, considerando casos, ações, práticas e estratégias.
Elabora relatórios - com avaliação dos programas realizados e com análise de estratégias utilizadas -, para subsidiar decisões sobre adoção de ações socioeducativas cada vez mais eficazes Quando atua em instituições de privação de liberdade, realiza procedimentos de segurança.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5153-25 deve abordar assistidos/usuários/educandos/ internos, sensibilizar assistidos/usuários/ internos, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho, comunicar-se, desenvolver ações para garantir direitos dos assistidos/usuários /educandos/ internos, desenvolver atividades sócio-educativas, identificar necessidades/demandas, avaliar processo de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei o trabalho é exercido em instituições ou nas ruas. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, geralmente em equipes multidisciplinares. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. Os trabalhores desta família ocupacional lidam diariamente com situações de risco,assistindo indivíduos com alteração de comportamento, agressividade e em vulnerabilidade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5153-25
O acesso às ocupações da família é livre sem requisitos de escolaridade. No caso do Monitor de ressocialização prisional, exige-se segundo grau completo e curso básico. No caso dos socioeducadores, exige-se o segundo grau completo. Para a ocupação de conselheiro tutelar observa-se uma diversidade bastante acentuada no que diz respeito à escolaridade,que pode variar de ensino fundamental incompleto à superior completo.
Atividades exercidas por um Socioeducador CBO 5153-25
Um Socioeducador (ou sinônimo) deve solicitar encaminhamento de educandos/ internos, elaborar relatórios de atendimento e acompanhamento, identificar direito violado dos assistidos/usuários/educandos/ internos, acolher educando, analisar resultados, participar de equipes multidisciplinares, recepcionar educando/ interno, receber informações sobre violação de direitos, assumir riscos, realizar atividades de lazer e cultura, fazer devolutiva, demonstrar capacidade de negociação, exercitar atividade de escuta, demonstrar auto-controle, apontar alternativas, criar vínculos, permanecer em estado de alerta, demonstrar flexibilidade, contornar situações adversas, administrar conflitos, buscar identificação e empatia, percorrer perímetros e áreas, demonstrar coragem, realizar atividades pedagógicas lúdicas, desenvolver dinâmica de grupo, dialogar com familiares e/ou vizinhança, acompanhar educando nas atividades socioeducativas, alterar estratégias, acompanhar reuniões sócio-educativas, orientar assistidos/usuários/ internos/ familiares e educandos sobre e os direitos e/ou deveres, receber denúncias, despertar esperança, realizar procedimentos de segurança, analisar casos, fazer recâmbio de assistidos/usuários/educandos, trabalhar em equipe, conscientizar sobre riscos, resgatar auto-estima, desenvolver oficinas, demonstrar criatividade, despertar nos assistidos/usuários/educandos desejo para mudar de vida, observar necessidades de assistidos/usuários/educandos, acompanhar assistidos/usuários/educandos/ internos a atendimentos, aconselhar mudanças de comportamento, realizar atividades recreativas e esportivas, demonstrar entusiasmo, servir de exemplo, acompanhar educandos e/ou técnicos em visitas domiciliares, demonstrar pró atividade, analisar práticas, inspirar confiança, requisitar serviços, trocar experiências, receber demanda espontânea, participar do planejamento do trabalho - ppp,pia,etc, demonstrar facilidade de comunicação, observar comportamento de assistidos/usuários/educandos/ internos, tomar decisões, agir sob pressão, realizar atividades artísticas, despertar aptidões, habilidades, participar da elaboração do diagnóstico polidimensional, participar da elaboração de questionários, avaliar ações, avaliar a adesão a medida socioeducativa, convidar assistidos/usuários para participar de atividade sócio-educativa, cadastrar assistidos/usuários/educandos/ internos, abrir procedimento de atendimento, denunciar situação de risco, atender solicitações dos assistidos/usuários/educandos/ internos, acompanhar a rotina diária do educando/ interno, realizar acompanhamento pedagógico, demonstrar capacidade de compreensão, preencher documentos, participar da elaboração das normas, demonstrar persistência, conscientezar sobre regras e normas, dialogar com assistidos/usuários/educandos, aconselhar assistidos/usuários/educandos/ internos, verificar a ocorrência de violação de direitos, respeitar diferenças.