CBO 5162-05 - Babá - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
O profissional no cargo de Babá CBO 5162-05 cuida de crianças, no que diz respeito ao seu bem-estar e ao seu desenvolvimento físico e psicossocial Auxilia e orienta a criança na realização de suas atividades diárias.
Cuida da alimentação e da saúde Brinca com a criança, incentivando-a a criar, inventar e descobrir Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte.
Incentiva o diálogo, a afetividade e a sociabilidade Acompanha a criança em atividades externas, como passeios e viagens Cuida do ambiente e dos objetos pessoais da criança.
Zela pela segurança da criança, podendo prestar-lhe primeiros socorros Atua conforme normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5162-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Babá, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Babá
O Babá CBO 5162-05 prepara o trabalho, conversando com os pais ou responsáveis sobre suas expectativas e instruções e sobre a rotina e os costumes da casa Estabelece forma de contato com os pais ou responsáveis, para comunicação.
Auxilia e orienta a criança na realização de atividades da vida diária, como vestir-se, cuidar da aparência, da higiene e de suas necessidades fisiológicas.
Controla os horários das atividades diárias da criança, criando uma rotina Cuida da alimentação, controlando a ingestão e a quantidade de alimentos e bebidas, conforme necessidades da fase em que se encontra a criança.
Observa a validade e a higiene dos alimentos e estimula hábitos alimentares saudáveis Pode participar da elaboração do cardápio e preparar a alimentação.
Cuida da saúde da criança, observando anormalidades de comportamento, de sinais vitais, de sono e excreções, comunicando-as aos pais ou responsáveis.
Acompanha crianças em consultas Controla a guarda e a ingestão de medicamentos, de acordo com orientação dos profissionais da saúde e dos pais ou responsáveis.
Cuida da criança em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, estimulando-a e a auxiliando nas suas atividades diárias e na sua inclusão social.
Contribui na relação da criança com seus pares, familiares, responsáveis e integrantes da equipe profissional de educação e saúde Estimula a capacidade de expressão da criança, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com sua idade Incentiva a criança para criar, inventar e descobrir.
Estimula o gosto da criança pela música, leitura, dança e esporte Escuta e auxilia a criança, quando ela necessitar de ajuda Estimula o diálogo.
Incentiva e orienta a interação com outras crianças, desenvolvendo a sociabilidade Acompanha a criança em atividades externas - como passeios e viagens -, listando objetos a levar, arrumando bagagem, preparando mala de remédios, selecionando documentos a portar e relacionando telefones úteis.
Reúne-se regularmente com os pais ou responsáveis, para discutir as atividades e o desenvolvimento das crianças Cuida da roupa e dos objetos pessoais da criança Cuida do ambiente, mantendo-o limpo e organizado.
Pode recomendar adequações no ambiente, priorizando o bem-estar e a segurança da criança Remove ou afasta objetos que possam representar perigo Pode prestar primeiros socorros à criança, em acidente ou em outra situação de emergência.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5162-05 deve cuidar da pessoa, cuidar do ambiente domiciliar e institucional, incentivar a cultura e educação, acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias, cuidar da alimentação da pessoa - cjai, promover o bem-estar da pessoa - cjai, demonstrar competências pessoais, cuidar da saúde da pessoa - cjai.
Condições de trabalho dessas profissões
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5162-05
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Atividades exercidas por um Babá CBO 5162-05
Um Babá (ou sinônimo) deve verificar a despensa, selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade, planejar passeios, manter a calma em situações críticas, ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas, estimular a independência, relatar orientação médica aos responsáveis, preparar documentos e lista de telefones úteis, levantar informações sobre a pessoa, dar apoio emocional, ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade, observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos, cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai, desestimular a agressividade de cjai, ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar, cuidar da aparência e higiene da pessoa, manter o ambiente organizado e limpo, acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar, controlar a injestão de líquidos e alimentos, educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários, observar a qualidade e a validade dos alimentos, preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai, servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos, promover atividades de estímulo a afetividade, participar na alaboração do cardápio, acondicionar alimentação para atividades externas, acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas, demonstrar discrição, relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis, manusear adequadamente cjai, cuidar dos afazeres domésticos, preparar a mala de remédios, lidar com comportamentos compulsivos, estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados, orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa, controlar horários das atividades diárias da pessoa, passar informações do dia a dia da pessoa, demonstrar criatividade, listar objetos de viagem, observar as alterações de comportamento, ensinar boas maneiras, ajudar a pessoa na alimentação, prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica, arrumar a bagagem, demonstrar paciência, recomendar adequação ambiental, transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala, respeitar a privacidade da cjai, estimular o gosto pela música, dança e esporte, verificar informações,sinais dados pela pessoa, estar atento às ações da pessoa, prevenir acidentes, reeducar os hábitos alimentares da cjai, ajudar nas terapias ocupacionais e físicas, demonstrar honestidade, observar temperatura,urina, fezes e vômitos, seguir orientação de profissionais da saúde, observar a qualidade do sono, ler estórias e textos para cjai, manter o lazer e a recreação no dia-a-dia, preparar a alimentação.