CBO 5162-10 - Cuidador de idosos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
O profissional no cargo de Cuidador de idosos CBO 5162-10 cuida da pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar e à sua integridade física, emocional e social, respeitando o seu grau de autonomia e independência Cuida da saúde, da alimentação e da hidratação do idoso.
Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso Mantém o ambiente limpo e organizando Zela pela segurança do idoso.
Cumpre legislação – em especial o Estatuto do Idoso -, normas relacionadas à população idosa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5162-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cuidador de idosos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos CBO 5162-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5162-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Cuidador de idosos
O Cuidador de idosos CBO 5162-10 planeja o trabalho, a partir de informações – levantadas junto ao idoso, aos seus familiares e/ou aos representantes da instituição onde ele vive -, sobre o estado de saúde e sobre a história e o estilo de vida do idoso Cuida da pessoa idosa em suas atividades da vida diária, estimulando o seu grau de autonomia e independência.
Ajuda-o, quando necessário, na organização da sua rotina, na sua higiene corporal e na sua imagem pessoal.
Cuida da aparência da pessoa idosa – unhas, cabelos e vestuário - para aumentar a sua autoestima Cuida da alimentação e da hidratação do idoso, observando a qualidade e a validade dos alimentos, verificando e dosando as propriedades nutricionais dos alimentos - energéticos, construtores e reguladores - e estimulando a ingestão de líquidos.
Pode participar na elaboração do cardápio, preparar e servir a refeição Pode ajudar o idoso a preparar sua refeição.
Cuida da saúde do idoso, acompanhando-o aos exames, consultas e tratamentos de saúde e transmitindo aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas.
Monitora o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado Pode cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescritos pelo médico.
Cuida do idoso em recuperação de saúde, com limitação de mobilidade e com deficiência, auxiliando-o nas suas atividades diárias.
Promove atividades de lazer e de ocupação do tempo livre, de acordo com o interesse do idoso Estimula a realização de trabalhos manuais, passeios e caminhadas Incentiva a prática de exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde.
Facilita a participação do idoso em atividades culturais – teatro, espetáculos de dança, cinema, entre outras -, que sejam de seu interesse, acompanhando-o Providencia livros, para leitura Pode orientar o idoso na digitação de mensagens e no envio de imagens e vídeos, em aplicativo ou em rede social.
Promove o bem-estar da pessoa idosa, facilitando e estimulando sua comunicação com familiares e amigos, quando possível Mantém o ambiente, onde o idoso vive, limpo e organizando, mantendo os objetos de uso arrumados nos locais habituais.
Comunica-se com os familiares ou responsáveis, para prestar informações ou transmitir relatórios sobre o estado de saúde da pessoa idosa Zela pela segurança do idoso, prevenindo acidentes como escorregões, quedas e lesões com objetos cortantes Recomenda, à família ou à instituição, adaptações no ambiente, para atender às condições de saúde, mobilidade e segurança do idoso.
Presta, ao idoso, cuidados de primeiros socorros em caso de acidentes ou em outras situações de emergência, solicitando auxílio aos serviços ou profissionais especializados.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5162-10 deve incentivar a cultura e educação, cuidar da saúde da pessoa - cjai, cuidar da alimentação da pessoa - cjai, cuidar do ambiente domiciliar e institucional, demonstrar competências pessoais, acompanhar pessoa - cjai em atividades externas- passeios, viagens e férias, cuidar da pessoa, promover o bem-estar da pessoa - cjai.
Condições de trabalho dessas profissões
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5162-10
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Atividades exercidas por um Cuidador de idosos CBO 5162-10
Um Cuidador de idosos (ou sinônimo) deve observar a qualidade e a validade dos alimentos, controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos, ler estórias e textos para cjai, manter o ambiente organizado e limpo, manter o lazer e a recreação no dia-a-dia, respeitar a privacidade da cjai, recomendar adequação ambiental, estimular a independência, ajudar a recuperaçãao da auto-estiva, dos valores e da afetividade, observar alterações físicas - manchas, inchaço, ferimentos, seguir orientação de profissionais da saúde, demonstrar discrição, estimular a injestão de líquidos e de alimentos variados, preparar documentos e lista de telefones úteis, demonstrar criatividade, controlar a injestão de líquidos e alimentos, passar informações do dia a dia da pessoa, prevenir acidentes, servir a refeição em ambientes e em porções adequadas, planejar passeios, cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai, ajudar a pessoa na alimentação, levantar informações sobre a pessoa, ajudar a pessoa nas atividades diárias - banho,necessidades fisiológicas, acondicionar alimentação para atividades externas, relatar orientação médica aos responsáveis, preparar a alimentação, acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas, ajudar nas terapias ocupacionais e físicas, listar objetos de viagem, desestimular a agressividade de cjai, relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis, manusear adequadamente cjai, dar apoio emocional, prestar cuidados especiais a pessoas comlimitações e/ou dependencia fisica, manter a calma em situações críticas, preparar a mala de remédios, observar a qualidade do sono, arrumar a bagagem, reeducar os hábitos alimentares da cjai, selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade, ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar, verificar informações,sinais dados pela pessoa, demonstrar honestidade, transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala, acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar, controlar horários das atividades diárias da pessoa, preparar o leito de acordo com as nessecidade do cjai, participar na alaboração do cardápio, promover atividades de estímulo a afetividade, demonstrar paciência, estar atento às ações da pessoa.