CBO 5163-10 - Lavador de roupas a maquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina
O profissional no cargo de Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10 opera máquinas de lavar e secar roupas, em lavanderias dos segmentos domiciliar e industrial Examina e classifica as peças de roupa a serem lavadas.
Testa a resistência da cor e das fibras dos tecidos Identifica manchas e aplica o produto para sua remoção Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo.
Realiza controle de qualidade em todas as etapas do processo Atua em conformidade com legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e sanitárias, princípios de sustentabilidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5163-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Lavador de roupas a maquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina CBO 5163-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5163-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Lavador de roupas a maquina
O Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10 examina e classifica, em lotes, as peças de roupa a serem lavadas, de acordo com a cor, o tecido, o tipo de sujeira e a técnica de lavagem necessária Desmembra peças, retirando forros e enchimentos, quando necessário.
Observa as características da fibra.
Pode testar a resistência da cor e das fibras do tecido ao processo de lavagem a seco e ao processo de lavagem com água e secagem por máquinas Identifica cada mancha e o produto mais adequado para sua remoção.
Aplica o produto sobre a mancha No caso de roupa hospitalar, realiza etapa de desinfecção térmica ou química.
Faz a pesagem das roupas, para não ultrapassar o limite de carga que a máquina comporta.
Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo - tais como os produtos a serem utilizados, a intensidade da ação mecânica, a temperatura de limpeza e de secagem – de acordo com a separação realizada e as orientações contidas nas etiquetas das roupas Regula, opera e monitora o funcionamento de máquinas de lavar e secar.
Retira as peças de roupa da máquina e as organiza.
Pode neutralizar resíduos de produtos nas roupas Realiza controle de qualidade em todas as etapas do processo, examinando a integridade das peças, a retirada de manchas e a manutenção do tamanho, da cor e da estrutura das fibras das peças Pode operar equipamentos automatizados, como lavadoras extratoras, caldeiras, secadoras e calandras de alta produção.
Organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo Mantém as máquinas e os instrumentos de trabalho conservados e limpos Pode detectar falhas de funcionamento das máquinas, solicitando serviços de manutenção.
Controla desperdícios de material e seleciona materiais reutilizáveis Atua de modo ecologicamente adequado, evitando desperdício no uso de água e de energia elétrica e dando a destinação correta a restos de produtos e resíduos.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes, usando equipamentos de proteção individual – tais como luva e proteção auditiva - e, especialmente no caso de lavanderias dos serviços de saúde, adotando medidas de prevenção contra os riscos biológicos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5163-10 deve lavar artefatos de tecido e couro, a máquina, testar roupas e artefatos, inspecionar o serviço, tirar manchas, lavar roupas a seco e com Água, demonstrar competências pessoais, tingir roupas.
Condições de trabalho dessas profissões
Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestam serviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como: creches, confecções e hospitais. Podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por conta própria, sem supervisão, como é o caso do sócio- proprietário de lavanderia e do tingidor de roupas. As diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuir devido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços especializados concentrados em pontos estratégicos. As normas e procedimentos de biossegurança variam por grau e tipo de sujidade das peças, conforme legislação vigente.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5163-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treinamentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto para o tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio. Tanto para o tingidor de roupas como para o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificação profissional de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades varia de dois a cinco anos de prática.
Atividades exercidas por um Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10
Um Lavador de roupas a maquina (ou sinônimo) deve dosar produtos químicos, centrifugar roupas, alvejar roupas, utilizar epi, aplicar o produto sobre a mancha, retirar forro para lavar, trabalhar em equipe, cronometrar tempo de lavagem, participar de treinamentos, desengomar roupas novas com detergente a quente, dedicar-se a atividade, acatar as críticas do cliente, demonstrar disciplina, enxaguar peças após o tingimento, tratar o cliente com respeito, atualizar-se, ensaboar roupas após tingimento, purgar roupas, pré-lavar roupas, identificar manchas, examinar máquinas, aplicar amaciante após tingimento, testar produtos, lavar roupas com água, realizar exames médicos periódicos, discriminar cores e manchas, trabalhar com segurança, observar as características da fibra, operar as máquinas, vacinar-se periodicamente, testar a roupa antes da lavagem a seco, adequar tipos de produtos a lavagem, testar o tecido, demonstrar responsabilidade, desmembrar artefatos, destilar produto após lavagem, identificar produto para tirar manchas, neutralizar resíduos de produtos nas roupas, ajustar a máquina por tipo de lavagem, testar a resistência da cor e do tecido, secar roupas, trabalhar com atenção, apreciar seu serviço, seguir as normas da empresa, esfriar máquinas, descarregar cor.