CBO 5163-25 - Passador de roupas em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina
O profissional no cargo de Passador de roupas em geral CBO 5163-25 passa peças de vestuário, roupas de cama e mesa e outros artefatos de tecido, com uso de prensas, calandras, ferros de passar à mão e outros equipamentos de passadoria Verifica ordem de serviço, solicitações do cliente e especificações técnicas dos fabricantes.
Mistura, dosa e aplica produtos amaciantes e substâncias para preparo da roupa Seleciona sistemas e instrumentos para realizar o trabalho Controla a qualidade de todas as etapas do processo.
Pode dobrar, pendurar ou embalar roupas passadas Auxilia na conferência e na expedição Atua em conformidade com normas técnicas, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5163-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Passador de roupas em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina CBO 5163-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5163-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Passador de roupas em geral
O Passador de roupas em geral CBO 5163-25 recebe lote de roupas e outras peças de tecido, verificando a ordem de serviço, as solicitações do cliente e as especificações técnicas dos fabricantes, expostas na etiqueta Mistura, dosa e aplica produtos amaciantes e substâncias para preparo da roupa, podendo incluir fragrâncias, essências ou desinfetantes.
Pode amaciar fibras do tecido em secadora.
Pode umedecer as roupas, antes de passar, conforme especificação da etiqueta Seleciona sistemas e instrumentos para realizar o trabalho, de acordo com as temperaturas e as técnicas adequadas a cada tecido e tipo de roupa, visando à manutenção da integridade de fibras e fios, dos acessórios e das aplicações.
Regula máquinas e equipamentos Passa roupas com calandra, alimentando e ajustando o tecido ao equipamento.
Passa roupas em diversos tipos de bancas - automatizadas e convencionais -, usando ferro e vaporização com recurso de ar comprimido.
Passa roupas em manequins automatizados e prensas, ajustando a peça no dispositivo Opera máquinas de prensagem a vapor, hidráulicas ou outras, para remover rugas de peças de vestuário e peças planas, ou para moldar, formar ou recuperar artigos.
Seleciona a máquina de prensagem mais adequada, com base nas propriedades do tecido, como tolerância ao calor.
Passa roupas – como as usadas em festas - com ferro de passar à mão, para produzir acabamentos de alta qualidade Pode utilizar panos de cobertura, para evitar que o equipamento danifique tecidos delicados Finaliza peças de vestuário plissado, determinando tamanhos de pregas a partir de evidências de pregas antigas ou de ordens de serviço, usando prensas mecânicas ou ferros de passar à mão.
Controla a qualidade de todas as etapas do processo, incluindo vistoria final Pode fazer pequenos reparos na peça Pode dobrar, pendurar e embalar roupas e outras peças, passadas à mão ou com uso de equipamentos.
Junta a comanda de serviço à embalagem, para identificação do cliente Auxilia na conferência e na expedição de peças individuais e de lotes.
Organiza o ambiente de trabalho, mantendo o local limpo e ventilado Mantém as máquinas, os equipamentos e os instrumentos de trabalho conservados e limpos Pode detectar falhas de funcionamento das máquinas e dos equipamentos, solicitando serviços de manutenção.
Atua de modo ecologicamente adequado, evitando desperdício no uso de energia elétrica e dando a destinação correta a restos de produtos e resíduos Zela pela segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5163-25 deve demonstrar competências pessoais, passar roupas, embalar roupas.
Condições de trabalho dessas profissões
Tintureiros, lavadeiros e afins, a máquina trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestam serviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como: creches, confecções e hospitais. Podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por conta própria, sem supervisão, como é o caso do sócio- proprietário de lavanderia e do tingidor de roupas. As diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuir devido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços especializados concentrados em pontos estratégicos. As normas e procedimentos de biossegurança variam por grau e tipo de sujidade das peças, conforme legislação vigente.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5163-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treinamentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto para o tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio. Tanto para o tingidor de roupas como para o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificação profissional de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades varia de dois a cinco anos de prática.
Atividades exercidas por um Passador de roupas em geral CBO 5163-25
Um Passador de roupas em geral (ou sinônimo) deve dependurar roupas na arara, utilizar epi, vacinar-se periodicamente, dedicar-se a atividade, passar roupas com calandra, passar roupas em prensa, atualizar-se, amaciar fibras do tecido em secadora, tratar o cliente com respeito, passar roupas conforme especificação da etiqueta, trabalhar em equipe, operar as máquinas, trabalhar com atenção, passar roupas no manequim, dobrar a roupa passada, trabalhar com segurança, conferir os lotes de peças, apreciar seu serviço, acatar as críticas do cliente, demonstrar responsabilidade, passar roupas em banca, participar de treinamentos, umedecer as roupas antes de passar, discriminar cores e manchas, pendurar a roupa no cabide, demonstrar disciplina, seguir as normas da empresa, realizar exames médicos periódicos.