CBO 5174-05 - Porteiro (hotel) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos porteiros, vigias e afins
O profissional no cargo de Porteiro (hotel) CBO 5174-05 recepciona, orienta e controla o fluxo de hóspedes e visitantes, em portaria de hotel Atende hóspedes, prestando-lhes informações e facilitando sua movimentação e seu acesso aos serviços e às dependências do estabelecimento.
Zela pela guarda do patrimônio do hotel Opera sistemas de intercomunicação e pode comunicar-se em língua estrangeira ou fazer uso de aplicativos de orientação em língua estrangeira Cumpre normas de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
CBO 5174-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de porteiros, vigias e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Porteiro (hotel), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Porteiros, vigias e afins CBO 5174-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5174-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Porteiros, vigias e afins.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Porteiro (hotel)
O Porteiro (hotel) CBO 5174-05 realiza atendimento aos hóspedes nativos e estrangeiros, oferecendo-lhes apoio à movimentação de bagagens, à requisição de transportes e ao acesso às informações que contribuam para a qualidade e a segurança na estada Pode indicar motorista bilíngue aos estrangeiros.
Zela pela guarda do patrimônio, observando a movimentação e o comportamento de pessoas estranhas.
Orienta os condutores para o posicionamento correto dos veículos no estacionamento Controla o fluxo de entrada e saída de visitantes, clientes e prestadores de serviços nas dependências do hotel, para evitar o trânsito indevido.
Recebe e providencia a entrega de pequenos volumes, recados e correspondência aos hóspedes Orienta as pessoas sobre eventos no hotel, itinerário de meios de transporte, informações sobre comércio e serviços locais.
Opera radiocomunicadores e aplicativos de celulares para solicitação de serviços aos hóspedes.
Pode operar aplicativos de orientação em vários idiomas Controla o fluxo de bens e materiais de operação do hotel e aciona serviços de reparos, quando necessário.
Atua na prevenção de incêndios e acidentes e, quando necessário, aciona os serviços de segurança.
Pode prestar primeiros socorros, e providenciar encaminhamento de hóspedes a serviços médico-hospitalares.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5174-05 deve receber materiais e equipamentos, zelar pela guarda do patrimônio, controlar o fluxo de pessoas, fazer manutenção simples, receber os hóspedes, orientar pessoas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Porteiros, vigias e afins trabalham em edifícios residenciais e comerciais, hotéis e locais de diversão. Podem ser empregados de locadoras de mão de obra, podendo fazer rodízio nas ocupações de porteiro de edifício, de locais de diversão e vigia. Podem trabalhar em locais fechados e/ou a céu aberto.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5174-05
O exercício dos cargos de Porteiros, vigias e afins requer ensino fundamental completo. Para alguns tipos de vigias é exigido credencial emitida pela Polícia Civil. No mínimo um ano de experiência na ocupação. Muitos dos vigias conseguem emprego por indicação de outros vigias.
Atividades exercidas por um Porteiro (hotel) CBO 5174-05
Um Porteiro (hotel) (ou sinônimo) deve descarregar bagagem dos hóspedes, orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço, manter o auto controle, operar rádio, interfones e sistema telefônico, contactar proprietários dos veículos irregularmente estacionados, prevenir incêndios e acidentes, demonstrar prestatividade, demonstrar atenção, controlar a movimentação das pessoas, solicitar reparos, demonstrar capacidade de administrar próprio tempo, trabalhar em equipe, informar itinerário de ônibus, dar boas vindas ao hóspede, chamar segurança, requisitar material, informar sobre regimento interno, observar movimentação/comportamento das pessoas estranhas, adequar atendimento ao hóspede deficiente e vip, encaminhar as pessoas, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de ser desinibido, requisitar transporte, observar tipo de pessoas estranhas, prestar primeiros socorros, indicar ao hóspede motorista bilíngue, providenciar meios de transporte, informar sobre normas e procedimentos, manter a postura, acionar polícia e corpo de bombeiros, transmitir recados, comunicar-se em outros idiomas, ter capacidade de tomar decisões, informar sobre comércio local, orientar deslocamento na empresa, redigir relatórios, demonstrar capacidade de lidar com o público, demonstrar fluência verbal, solicitar manobrista e mensageiro, demonstrar capacidade de organizar-se, receber volumes e correspondências, orientar sobre eventos no hotel.