CBO 5193-05 - Auxiliar de veterinário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos
O profissional no cargo de Auxiliar de veterinário CBO 5193-05 auxilia o médico veterinário, preparando animais, ambiente, instrumentos e materiais para consultas e cirurgias, prestando cuidados pós-operatórios de rotina, administrando medicamentos por via oral ou tópica, fornecendo alimentação e realizando outros atendimentos aos animais, sob supervisão Pode realizar tarefas administrativas, como preenchimento de cadastro, organização de documentação e apoio no controle de estoque de medicamentos e de materiais hospitalares e clínicos.
Atua em conformidade com legislação, normas técnicas, procedimentos de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5193-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de veterinário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos CBO 5193-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5193-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Auxiliar de veterinário
O Auxiliar de veterinário CBO 5193-05 atende cliente, entrevistando-o sobre as condições de saúde e o comportamento de seu animal e sobre o motivo da consulta, para preenchimento de ficha preliminar Informa o cliente sobre normas e regulamentos do estabelecimento.
Transporta ou conduz o animal para atendimento.
Prepara o consultório, os instrumentos e os materiais necessários para o atendimento do animal pelo médico veterinário Pesa, mede, controla sinais vitais - como temperatura e pressão arterial – e imobiliza o animal, preparando-o para a consulta.
Auxilia o médico veterinário durante a consulta Presta apoio na coleta de material – como sangue e urina – e encaminha as amostras, identificadas pelo médico veterinário, para exames laboratoriais.
Prepara e organiza o ambiente, seleciona a caixa cirúrgica e prepara o material para procedimentos cirúrgicos.
Realiza tricotomia, raspando os pelos da área do animal que será submetida à cirurgia Posiciona o animal na mesa de cirurgia.
Auxilia o médico veterinário durante procedimentos cirúrgicos, passando-lhe os instrumentos e os materiais solicitados.
Controla sinais vitais do animal, tais como temperatura e pressão Pode auxiliar no procedimento de intubação Presta cuidados pós-operatórios de rotina e monitora os animais que se recuperam da cirurgia, informando ao médico veterinário sobre quaisquer alterações ou sintomas incomuns.
Pode usar sistemas informatizados e eletrônicos de monitoração do comportamento e da movimentação animal, tais como: câmeras, babás-eletrônicas e sensores de controle de atividades do animal Executa manobras de contenção física do animal, segundo métodos ética e tecnicamente adequados para sua espécie, seu porte e sua condição física Alimenta os animais, levando em consideração os casos especiais – tais como dieta e jejum pré-cirúrgico – e os horários, estabelecidos pelo médico veterinário.
Administra medicamentos por via oral ou tópica, vacinas, fármacos de desparasitação e vermifugação e outros prescritos por médico veterinário, fazendo constar assinatura, data e hora no prontuário Pode auxiliar nos primeiros socorros, sob a orientação do médico veterinário.
Realiza procedimentos de assepsia e antissepsia Faz curativos, quando prescritos pelo médico veterinário Pode banhar os animais, verificando a existência de parasitas - como carrapatos e pulgas - e as condições físicas do animal.
Limpa dentes, ouvido e a região dos olhos Realiza atividades físicas com o animal, sob a orientação do médico veterinário Relata ao médico veterinário as condições físicas, as atitudes e o comportamento do animal.
Preenche e organiza fichas de atendimento e documentação relativa a consultas, internações, estadas, exames, cirurgias, medicamentos utilizados e serviços prestados, recolhendo as devidas assinaturas do médico veterinário Preenche o cadastro do animal, em sistema informatizado Auxilia no controle de estoques e na reposição de medicamentos e de materiais hospitalares e clínicos.
Higieniza e desinfeta ambientes e equipamentos Lava, higieniza, desinfeta e esteriliza os instrumentos Higieniza o local de estada dos animais Colabora na organização do ambiente de trabalho Faz a destinação correta de lixo hospitalar e clínico, separando e embalando resíduos físicos, biológicos e químicos, bem como cadáveres dos animais - após constatação do óbito pelo médico veterinário -, conforme normas de biossegurança e de proteção pessoal.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5193-05 deve limpar ouvidos, dentes e olhos dos animais, administrar o local de trabalho, atender a clientes-proprietários dos animais, demonstrar competências pessoais, realizar procedimentos de enfermagem veterinária, banhar os animais, preparar animais e materiais para procedimentos veterinários.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos trabalham na área de serviços e saúde animal como empregados com carteira assinada (banhistas de animais domésticos e enfermeiro veterinário) ou como autônomos (esteticistas e tosadores de animais domésticos). O trabalho é realizado em equipe sob supervisão (banhistas de animais domésticos e enfermeiros veterinários) ou sem supervisão (esteticistas e tosadores de animais domésticos). Atuam em ambiente fechado, durante o dia, exceto o enfermeiro veterinário que atua em rodízio de turnos (diurno/noturno). Os banhistas, esteticistas e tosadores de animais domésticos trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Os enfermeiros veterinários trabalham sob pressão e podem permanecer expostos radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5193-05
Para o exercício das ocupações de banhista, esteticista e tosador de animais domésticos requer-se até a quarta série do ensino fundamental para o enfermeiro veterinário, ensino médio incompleto. Exige-se curso de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula para os esteticistas, tosadores e enfermeiros veterinários. O desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre um e quatro anos, dependendo da ocupação exercida.
Atividades exercidas por um Auxiliar de veterinário CBO 5193-05
Um Auxiliar de veterinário (ou sinônimo) deve apresentar o estabelecimento, embalar lixo hospitalar para descarte, demonstrar disciplina, prestar primeiros socorros, dobrar panos, aventais e uniformes, medir a temperatura, ministrar medicamentos sob a supervisão do médico veterinário, lavar os instrumentos, enviar material coletado para exames clínicos, indicar para atendimento veterinário, amordaçar o animal, demonstrar segurança, demonstrar concentração, auxiliar a coleta de material para exames clínicos, embalar cadáver, informar as condições de saúde dos animais para o veterinário, informar sobre normas e regulamentos do estabelecimento, raspar animais para cirurgia e curativo - tricotomia, conferir dados do animal - ficha ou identificação, demonstrar bom humor, arrancar dentes de cavalos, solicitar material, limpar a região dos olhos, controlar sinais vitais do animal - temperatura, pressão, refil capilar etc., alimentar os animais, demonstrar autoconfiança, organizar o local de trabalho, fazer curativos, cortar as unhas do animal, avaliar riscos, demonstrar capacidade no trato com animais, transportar o animal dentro do estabelecimento, selecionar caixa cirúrgica, auxiliar no procedimento de entubação do animal, separar o material descartável, higienizar o local de estada dos animais, montar a caixa cirúrgica, exercitar o animal, registrar casos especiais - alimentação especial, jejum pré-cirúrgico etc., aplicar injeção, entrevistar proprietários do animal - condições de saúde, comportamento etc., preparar material para cirurgia, recolher o material - instrumentos utilizados, espremer a glândula anal do animal, realizar assepsia pessoal, executar sangria em cavalos, pesar o animal, remover o cerume dos ouvidos, utilizar equipamentos de proteção individual em centros cirúrgicos, demonstrar conhecimento técnico, controlar estoques, manter-se atualizado, posicionar o animal na mesa, controlar óbitos, entregar o animal, separar o lixo hospitalar, repor material e medicamentos, conter o animal, demonstrar autocontrole, demonstrar organização, demonstrar discernimento, verificar as condições psicológicas do animal - comportamento, desinfetar equipamentos, demonstrar paciência, administrar conflitos, demonstrar senso estético, limpar equipamentos, conversar com o dono do animal, medir a pressão arterial, demonstrar sensibilidade, auxiliar nos procedimentos de acesso intravenoso, fazer assepsia do animal, manter a limpeza do local de trabalho, verificar a existência de parasitas - carrapatos e pulgas, conquistar a confiança do animal, verificar as condições físicas do animal - pelagem, unha, ouvido e epiderme, encaminhar cadáver para necropsia ou prefeitura, observar as condições físicas e neurológicas do animal, glosar dentes de cavalos, esterilizar materiais, instrumentos e ambiente.