CBO 5193-15 - Banhista de animais domésticos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos
O profissional no cargo de Banhista de animais domésticos CBO 5193-15 realiza procedimentos de higienização de animais domésticos, banhando-os, realizando sua secagem, limpando seus ouvidos, dentes e olhos e penteando seus pelos Pode atender em domicílio ou utilizar veículo com os equipamentos necessários para nele realizar o banho.
Auxilia na comercialização e na divulgação de serviços e produtos Cumpre procedimentos de segurança, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5193-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Banhista de animais domésticos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos CBO 5193-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5193-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Banhista de animais domésticos
O Banhista de animais domésticos CBO 5193-15 realiza agendamento de banhos de animais domésticos no estabelecimento Pode realizar transporte de materiais e equipamentos, para atender em domicílio.
Pode utilizar veículo com os equipamentos necessários para dentro dele realizar o banho.
Atende cliente, consultando-o sobre suas preferências para o banho de seu animal Informa-lhe o preço dos serviços a serem prestados.
Prepara-se para realizar o banho, conquistando a confiança do animal e realizando sua contenção física Seleciona produtos, instrumentos e equipamentos para realizar o banho.
Verifica as condições físicas do animal e examina a existência de parasitas, como carrapatos e pulgas.
Pode solicitar o encaminhamento do animal a médico veterinário, para examinar problema constatado Ensaboa, enxagua, seca e escova o animal.
Limpa ouvidos e a região dos olhos.
Higieniza os dentes Corta e lixa as unhas Passa creme no pelo e perfuma o animal.
Pode banhar a seco filhote e animal convalescente Enfeita o animal, colocando acessórios, tais como laços, fitas, gravatas e bandanas Preenche a ficha de atendimento, detalhando os serviços realizados.
Encaminha a ficha, para o cliente realizar o pagamento Entrega o animal para o cliente.
Auxilia na comercialização e na divulgação dos serviços e produtos do estabelecimento, prestando informações para o cliente Preenche cadastro do animal, em sistema informatizado Interage com fornecedores, para conhecer novos produtos para animais.
Mantém a organização e a limpeza do local de trabalho Limpa, higieniza e acondiciona instrumentos e acessórios Limpa, desinfeta e lubrifica equipamentos.
Controla estoques de materiais e produtos, solicitando aquisição para reposição Faz a destinação correta de lixo e resíduos, seguindo normas de biossegurança, proteção pessoal e preservação do meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5193-15 deve realizar procedimentos de enfermagem veterinária, atender a clientes-proprietários dos animais, enfeitar os animais, banhar os animais, tosar os animais, preparar animais e materiais para procedimentos veterinários, administrar o local de trabalho, demonstrar competências pessoais, limpar ouvidos, dentes e olhos dos animais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de serviços veterinários, de higiene e estética de animais domésticos trabalham na área de serviços e saúde animal como empregados com carteira assinada (banhistas de animais domésticos e enfermeiro veterinário) ou como autônomos (esteticistas e tosadores de animais domésticos). O trabalho é realizado em equipe sob supervisão (banhistas de animais domésticos e enfermeiros veterinários) ou sem supervisão (esteticistas e tosadores de animais domésticos). Atuam em ambiente fechado, durante o dia, exceto o enfermeiro veterinário que atua em rodízio de turnos (diurno/noturno). Os banhistas, esteticistas e tosadores de animais domésticos trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e estão sujeitos à exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Os enfermeiros veterinários trabalham sob pressão e podem permanecer expostos radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5193-15
Para o exercício das ocupações de banhista, esteticista e tosador de animais domésticos requer-se até a quarta série do ensino fundamental para o enfermeiro veterinário, ensino médio incompleto. Exige-se curso de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula para os esteticistas, tosadores e enfermeiros veterinários. O desempenho pleno das atividades requer experiência profissional entre um e quatro anos, dependendo da ocupação exercida.
Atividades exercidas por um Banhista de animais domésticos CBO 5193-15
Um Banhista de animais domésticos (ou sinônimo) deve demonstrar disciplina, pintar as unhas, limpar equipamentos, demonstrar segurança, prestar primeiros socorros, conter o animal, desinfetar equipamentos, verificar as condições físicas do animal - pelagem, unha, ouvido e epiderme, demonstrar organização, conversar com o dono do animal, esterilizar materiais, instrumentos e ambiente, apresentar o estabelecimento, demonstrar paciência, amordaçar o animal, controlar estoques, escovar o animal, passar creme no pelo do animal, secar o animal, manter a limpeza do local de trabalho, demonstrar capacidade no trato com animais, demonstrar concentração, demonstrar autocontrole, colocar o animal na banheira, orientar sobre noções de saúde, higiene e alimentação, demonstrar autoconfiança, banhar a seco - filhotes e convalescentes, molhar o animal, demonstrar discernimento, aplicar produto para limpeza dos ouvidos, colocar algodão no ouvido do animal, administrar conflitos, retirar o excesso de água, utilizar equipamentos de proteção individual em centros cirúrgicos, perfumar o animal, indicar para atendimento veterinário, higienizar os dentes, informar sobre normas e regulamentos do estabelecimento, depilar o ouvido, colocar acessórios - laços, fitas, brincos, bandanas etc., verificar as condições psicológicas do animal - comportamento, demonstrar senso estético, demonstrar conhecimento técnico, demonstrar sensibilidade, ensaboar o animal, remover o cerume dos ouvidos, organizar o local de trabalho, conquistar a confiança do animal, limpar a região dos olhos, desembaraçar o pelo, cortar as unhas do animal, avaliar riscos, entrevistar proprietários do animal - condições de saúde, comportamento etc., solicitar material, verificar a existência de parasitas - carrapatos e pulgas, manter-se atualizado, conferir dados do animal - ficha ou identificação, demonstrar bom humor, entregar o animal, examinar a condição do pelo do animal, buscar os animais, lixar as unhas do animal, espremer a glândula anal do animal, enxaguar o animal.