CBO 5199-10 - Controlador de pragas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos outros trabalhadores dos serviços

O profissional no cargo de Controlador de pragas CBO 5199-10 inspeciona o local, avalia a propagação e utiliza produtos, equipamentos e técnicas no combate e no controle de pragas urbanas Repara os danos causados às instalações durante o processo de combate à praga.

Orienta os clientes para impedir que a praga novamente se instale ou se reproduza no ambiente Cumpre legislação, procedimento operacional padronizado da empresa e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5199-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de outros trabalhadores dos serviços que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Controlador de pragas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Outros trabalhadores dos serviços CBO 5199-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Outros trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Controlador de pragas

O Controlador de pragas CBO 5199-10 inspeciona o local para identificar os focos de infestação de baratas, cupins, formigas, traças, pulgas, percevejos, roedores, escorpiões, aranhas, moscas, mosquitos ou outra praga Avalia a propagação da praga, verificando instalações hidráulicas e elétricas e demais pontos possíveis de manifestação da praga.

Isola a área afetada pela praga e verifica a técnica indicada para combatê-la, selecionando qual - polvilhamento de conduítes, aplicação de massa ou gel, distribuição de iscas, imersão de inseticidas, pulverização de superfícies ou uma outra – é a mais adequada.

Prepara os produtos a serem aplicados, seguindo protocolos de biossegurança Aplica os produtos de combate às pragas, seguindo o procedimento operacional padronizado (POP) da empresa e as normas para minimizar o impacto ao meio ambiente, à sua saúde e a do cliente.

Repara os danos causados às instalações durante o processo de combate à praga, tapando furos, reparando instalações hidráulicas e elétricas ou realizando outro tipo de conserto Recolhe as embalagens vazias para levar à empresa onde trabalha, para inutilização e descarte conforme previsto em legislação.

Orienta o cliente para a prevenção e a manutenção de espaços livres de pragas.

Alerta o cliente sobre irregularidades que ocasionam infestação Fornece ao cliente o comprovante de execução do serviço e preenche os formulários de controle.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5199-10 deve combater pragas urbanas, demonstrar competências pessoais, executar atividades administrativas, atender cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5199-10

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.

Atividades exercidas por um Controlador de pragas CBO 5199-10

Um Controlador de pragas (ou sinônimo) deve preencher formulários, demonstrar conhecimento técnico, pincelar objetos com veneno, apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação, preparar veneno, orientar sobre o tratamento das pragas, dar provas de preparo físico, expurgar móveis e objetos de arte - câmara de gás, retirar pó das superfícies de desinfestação, orientar sobre normas e regras da empresa, pulverizar superfícies com veneno, imergir objetos em inseticidas, reparar danos às instalações hidráulicas e elétricas, localizar o foco da infestação, demonstrar atenção a detalhes, demonstrar autocontrole, demonstrar flexibilidade, tampar furos, isolar área, selecionar produtos a serem aplicados, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, polvilhar conduítes com veneno, administrar conflitos, comunicar irregularidades a empresa, entregar panfletos informativos das empresas, aplicar produtos para combate das pragas, demonstrar dinamismo, preparar massa para tampar furos, verificar localização das instalações hidráulicas e elétricas, preencher ordem de serviço, perfurar local para descupinização, acompanhar efeitos do tratamento, manter-se atualizado, aplicar gel - contra baratas e formigas, tratar cliente com cordialidade, avisar sobre irregularidades, analisar objetos para tratamento, encaminhar documentos e registros, requisitar material, equipamentos e utensílios, distribuir iscas, identificar praga e insetos para eliminação, orientar sobre utilização de produtos e serviços.

Cargos e salários CBO 5199-10 - Outros trabalhadores dos serviços

Salário Aplicador de Inseticida

Aplicador de Inseticida: Brasil

O profissional no cargo de Aplicador de Inseticida CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Dedetizador

Dedetizador: Brasil

O profissional no cargo de Dedetizador CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Descupinizador

Descupinizador: Brasil

O profissional no cargo de Descupinizador CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Desinfestador

Desinfestador: Brasil

O profissional no cargo de Desinfestador CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Desratizador

Desratizador: Brasil

O profissional no cargo de Desratizador CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Brasil

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.788 e 2.825 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 15.591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas Uberaba

Controlador de Pragas: Uberaba, MG

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Uberaba - MG, ganha entre 1.918 e 2.788 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas Ribeirão Preto

Controlador de Pragas: Ribeirão Preto, SP

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.798 e 2.580 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas Santa Maria

Controlador de Pragas: Santa Maria, RS

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Santa Maria - RS, ganha entre 1.633 e 2.052 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas Uberlândia

Controlador de Pragas: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.100 e 3.066 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 97 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas São Paulo

Controlador de Pragas: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.872 e 2.718 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 986 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas Rio de Janeiro

Controlador de Pragas: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.878 e 2.920 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 610 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: São Paulo

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.866 e 2.789 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.737 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Minas Gerais

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.752 e 2.722 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.727 e 2.484 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 848 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.750 e 2.638 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Bahia

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.683 e 2.698 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.
Salário Controlador de Pragas

Controlador de Pragas: Mato Grosso

O profissional no cargo de Controlador de Pragas CBO 5199-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.300 e 4.287 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.145 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-10.