CBO 5199-25 - Guardador de veículos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos outros trabalhadores dos serviços
O profissional no cargo de Guardador de veículos CBO 5199-25 guarda veículos automotores em áreas externas públicas destinadas a estacionamentos, atuando de forma autônoma Orienta as manobras para entrada ou saída nas vagas.
Zela pela segurança dos automóveis e dos acessórios, peças e objetos deixados no seu interior Cumpre normas regulamentadoras previstas em lei
CBO 5199-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de outros trabalhadores dos serviços que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Guardador de veículos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Outros trabalhadores dos serviços CBO 5199-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-25
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Outros trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Guardador de veículos
O Guardador de veículos CBO 5199-25 recepciona veículos automotores, alertando o cliente sobre possíveis avarias observadas na parte externa do automóvel Indica vagas disponíveis em área externa pública, destinada a estacionamento, e orienta manobras para entrada e saída do parqueamento.
Orienta o encostamento e o desencostamento de veículos automotores nas vagas existentes, predeterminadas ou marcadas.
Pode efetuar o encostamento ou o desencostamento, mediante aquiescência do proprietário do veículo Realiza cobrança do valor combinado com o usuário.
Zela pela segurança dos veículos e dos acessórios, peças e objetos deixados no interior dos automóveis estacionados, para evitar danos e furtos Pode combater pequenos focos de incêndio.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5199-25 deve executar atividades administrativas, guardar automóveis, atender cliente, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5199-25
A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.
Atividades exercidas por um Guardador de veículos CBO 5199-25
Um Guardador de veículos (ou sinônimo) deve sinalizar vagas para os motoristas, administrar conflitos, entregar panfletos informativos das empresas, avisar sobre objetos esquecidos, cadastrar clientes mensalistas, comunicar irregularidades a empresa, registrar entrada e saída de veículos, preencher ordem de serviço, demonstrar flexibilidade, orientar quanto ao funcionamento do estacionamento - horário, preço, serviços de manobrista e outros, demonstrar conhecimento técnico, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, requisitar material, equipamentos e utensílios, orientar a manobra dos carros, dar provas de preparo físico, encaminhar documentos e registros, demonstrar autocontrole, demonstrar dinamismo, operar caixa, colocar placas de sinalização, zelar pela segurança dos veículos, alterar dados cadastrais, atualizar cadastro, avisar sobre irregularidades, vistoriar a parte externa do veículo com o cliente - na chegada do veículo, conferir número de carros no pátio do estacionamento, tratar cliente com cordialidade, recepcionar veículos, controlar entrada e saída dos veículos, orientar sobre normas e regras da empresa, acompanhar o cliente, orientar tráfego de veículos - local de vagas, zelar pela segurança do estacionamento, manter-se atualizado, anotar as avarias existentes, demonstrar atenção a detalhes, preencher formulários, apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação.