CBO 5199-45 - Recepcionista de casas de espetáculos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos outros trabalhadores dos serviços

O profissional no cargo de Recepcionista de casas de espetáculos CBO 5199-45 recepciona, conduz e presta serviços de apoio aos espectadores e às autoridades convidadas, em casa de espetáculo Auxilia na elaboração do plano de trabalho da recepção.

Organiza as atividades da recepção Presta informações sobre o espetáculo Orienta a saída, em caso de emergências.

Atua de acordo com a legislação, com os procedimentos operacionais da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de proteção ambiental

CBO 5199-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de outros trabalhadores dos serviços que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de casas de espetáculos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Outros trabalhadores dos serviços CBO 5199-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5199-45

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Outros trabalhadores dos serviços.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Recepcionista de casas de espetáculos

O Recepcionista de casas de espetáculos CBO 5199-45 auxilia na elaboração do plano de trabalho da recepção, de acordo com as características dos espetáculos e do público Organiza as atividades de recepção, conforme o planejamento.

Recepciona e acolhe os espectadores, de acordo com as normas de etiqueta profissional.

Auxilia na movimentação de pessoas com deficiências, com mobilidade reduzida e de outras com atendimento prioritário, atuando de acordo com as normas de segurança Auxilia na execução de cerimoniais, no caso de a casa receber autoridades para assistir a um espetáculo.

Presta informações sobre o espetáculo, de acordo com a programação Controla o acesso de pessoas no local do espetáculo, de acordo com os procedimentos de recepção.

Pode providenciar lugares extras, quando a casa estiver lotada.

Durante o espetáculo, pode mediar conflitos e conter manifestações de atitude ilícita ou inadequada de espectadores Pode fechar a porta e prestar esclarecimento e orientação aos espectadores em atraso, quando não for possível entrar após o início do espetáculo.

Orienta a saída das pessoas em casos de emergência.

Pode entregar flores aos artistas, ao final da apresentação Pode atender fornecedores da casa, artistas e outros envolvidos na realização do espetáculo, encaminhando-os aos responsáveis pelos respectivos serviços Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira, conforme a natureza da casa de espetáculo.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5199-45 deve atender cliente, demonstrar competências pessoais, encaminhar espectadores para os assentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Outros trabalhadores dos serviços atuam em empresas de eletricidade, gás e água, prestadoras de serviços de limpeza, serviços gerais e de segurança, empresas de conservação ambiental, de controle de pragas, de atividades recreativas, culturais e desportivas, serviços pessoais, agências de publicidade, dentre outras. Trabalham individualmente ou em equipe e, ocasionalmente, são supervisionados. Estes profissionais trabalham com ou como autônomos. Atuam em horários irregulares e fazem rodízio de turnos. O ambiente de trabalho pode ser fechado ou aberto. Eventualmente, são expostos a material tóxico, radiação, altas temperaturas e ruídos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5199-45

A ocupação de leiturista requer ensino fundamental, a de controlador de pragas, ensino médio incompleto. Do leiturista requer-se, adicionalmente, cursos profissionalizantes de até duzentas horas e experiência entre um e dois anos, para o pleno exercício das atividades.

Atividades exercidas por um Recepcionista de casas de espetáculos CBO 5199-45

Um Recepcionista de casas de espetáculos (ou sinônimo) deve iluminar o caminho, recolher objetos esquecidos, conferir o ingresso, entregar panfletos informativos das empresas, manter-se atualizado, administrar conflitos, localizar o assento, dar provas de preparo físico, acompanhar o espectador até o assento, fechar portas, entregar flores, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avisar sobre objetos esquecidos, indicar a saída, distribuir os programas, demonstrar autocontrole, demonstrar atenção a detalhes, demonstrar conhecimento técnico, demonstrar dinamismo, chamar atenção dos espectadores, acompanhar casos especiais - deficientes, idosos e eventuais emergências, providenciar lugares extras, indicar assentos, orientar em casos de emergência, acompanhar os espectadores até os camarins dos artistas, tratar cliente com cordialidade, abrir portas, orientar sobre normas e regras da empresa, apresentar-se profissionalmente - asseio, uniforme e identificação.

Cargos e salários CBO 5199-45 - Outros trabalhadores dos serviços

Salário Recepcionista de Casas de Espetáculos

Recepcionista de Casas de Espetáculos: Brasil

O profissional no cargo de Recepcionista de Casas de Espetáculos CBO 5199-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.560 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Indicador

Indicador: Brasil

O profissional no cargo de Indicador CBO 5199-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.560 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Lanterninha

Lanterninha: Brasil

O profissional no cargo de Lanterninha CBO 5199-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.560 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Vagalume

Vagalume: Brasil

O profissional no cargo de Vagalume CBO 5199-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.560 e 2.469 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Recepcionista de Casas de Espetáculos São Paulo

Recepcionista de Casas de Espetáculos: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Casas de Espetáculos CBO 5199-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.428 e 2.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Indicador São Paulo

Indicador: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Indicador CBO 5199-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.428 e 2.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Lanterninha São Paulo

Lanterninha: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Lanterninha CBO 5199-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.428 e 2.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.
Salário Vagalume São Paulo

Vagalume: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Vagalume CBO 5199-45 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.428 e 2.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.374 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5199-45.