CBO 5201-05 - Supervisor de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços
O profissional no cargo de Supervisor de vendas de serviços CBO 5201-05 supervisiona equipe de vendas de serviços Coleta indicadores do mercado e verifica a capacidade da equipe, para propor metas de vendas.
Negocia espaço publicitário na mídia Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre preços a serem praticados e prestando-lhes informações sobre a oferta de serviços Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda.
Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5201-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas de serviços
O Supervisor de vendas de serviços CBO 5201-05 coleta indicadores do mercado de serviços, analisando as necessidades dos compradores Identifica novos mercados consumidores.
Participa de feiras relacionadas à sua área de atuação, identificando novos produtos que podem ser lançados.
Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos Avalia o desempenho da equipe, para verificar sua capacidade de execução de um novo plano de vendas.
a partir dos resultados da análise dos dados, elabora proposta de aumento, de manutenção ou de redução de vendas Reúne-se com a equipe gerencial da empresa, para definir a ação futura de vendas da equipe e estabelecer metas, em articulação com os demais setores.
Elabora ou participa da elaboração do plano de vendas.
Prevê recursos necessários às ações de vendas de acordo com as estratégias de comercialização Elabora e organiza documentos para o fechamento de venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Negocia espaço publicitário na mídia e presta informações para atualização das campanhas on-line.
Pode contratar espaço para expor a oferta de serviços Distribui cotas aos vendedores, instruindo-os sobre novos serviços e procedimentos Organiza equipe de vendedores de comércio eletrônico.
Orienta os vendedores sobre preços a serem praticados e capacidade operacional e técnica dos serviços a serem fornecidos Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas, munindo-os com informações sobre os parâmetros de venda Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho.
Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe.
Presta atendimento ao cliente pré e pós-venda por telefone ou por meio digital, dirimindo dúvidas e informando sobre serviços de assistência técnica e garantia Registra reclamações dos clientes, levantando subsídios para a melhoria dos serviços Coordena a equipe de trabalho, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando a demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5201-05 deve supervisionar rotina da equipe de vendas, relacionar-se com clientes internos, coletar indicadores do mercado consumidor, demonstrar competências pessoais, planejar vendas - produtos e serviços, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-05
Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas de serviços CBO 5201-05
Um Supervisor de vendas de serviços (ou sinônimo) deve demonstrar espírito de liderança, manter sigilo profissional, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, demonstrar educação, treinar novos funcionários, agir com motivação, dar provas de organização, promover reuniões periódicas com a equipe, indicar candidatos às vagas existentes, premiar a equipe para melhorar os resultados, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, analisar relatórios da equipe, verificar apresentação pessoal da equipe, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, identificar novos mercados consumidores, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, analisar resultados da equipe, reciclar equipe de trabalho, demonstrar criatividade, agir com espírito de equipe, programar agenda dos vendedores, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, demonstrar honestidade, contatar a tesouraria para problemas de créditos, contratar espaço para expor produtos, opinar sobre currículos de candidatos, agir com otimismo, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, ler publicações especializadas da área, definir áreas geográficas de atuação da equipe, elaborar escalas de plantão da equipe, integrar novos funcionários a equipe, expressar-se, solicitar aplicação de advertências disciplinares, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, negociar espaço publicitário, divulgar ações promocionais aos funcionários, participar de licitações de órgãos públicos, avaliar desempenho da equipe com o superior, negociar premiações para equipe com a diretoria, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, analisar as necessidades do cliente, requisitar material de divulgação, demonstrar produtos e ou serviços, demonstrar empatia, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, enviar mala-direta aos futuros clientes, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar conhecimento do produto, criar ações promocionais aos clientes, solicitar novos funcionários a administração, entrevistar candidatos, acompanhar cadastramento do cliente, analisar ações das empresas concorrentes, dar provas de responsabilidade, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, administrar diferenças, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, promover membros da equipe, sugerir incremento de produtos, dimensionar ação futura de vendas da equipe, utilizar noções de informática, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, dar provas de equilíbrio emocional, supervisionar a frequência da equipe, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, agir com dinamismo, encaminhar clientes ao setor competente, ouvir, realocar funcionários.