CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços
O profissional no cargo de Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.
Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas comercial
O Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.
Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.
Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.
Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.
Explica como realizar atendimento pós-venda.
Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.
Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.
Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.
Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.
Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.
Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5201-10 deve planejar vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, supervisionar rotina da equipe de vendas, relacionar-se com clientes internos, demonstrar competências pessoais, coletar indicadores do mercado consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-10
Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10
Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, dar provas de responsabilidade, opinar sobre currículos de candidatos, dar provas de organização, sugerir incremento de produtos, indicar candidatos às vagas existentes, administrar diferenças, solicitar aplicação de advertências disciplinares, analisar relatórios da equipe, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, participar de feiras relacionadas a área, elaborar escalas de plantão da equipe, analisar as necessidades do cliente, requisitar material de divulgação, divulgar ações promocionais aos funcionários, premiar a equipe para melhorar os resultados, agir com espírito de equipe, criar ações promocionais aos clientes, dar provas de equilíbrio emocional, participar de licitações de órgãos públicos, ouvir, demonstrar criatividade, demonstrar espírito de liderança, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, contatar o setor de logística para programação de entrega, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, analisar resultados da equipe, agir com dinamismo, integrar novos funcionários a equipe, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, demonstrar conhecimento do produto, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, contratar espaço para expor produtos, demonstrar produtos e ou serviços, negociar premiações para equipe com a diretoria, programar agenda dos vendedores, demonstrar honestidade, ler publicações especializadas da área, demonstrar empatia, negociar espaço publicitário, dimensionar ação futura de vendas da equipe, promover reuniões periódicas com a equipe, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, verificar apresentação pessoal da equipe, treinar novos funcionários, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, reciclar equipe de trabalho, acompanhar entrega do produto junto a expedição, definir áreas geográficas de atuação da equipe, contatar a tesouraria para problemas de créditos, agir com otimismo, resolver problemas de entrega de produtos, solicitar novos funcionários a administração, encaminhar clientes ao setor competente, avaliar desempenho da equipe com o superior, analisar ações das empresas concorrentes, agir com motivação, acompanhar cadastramento do cliente, manter sigilo profissional, promover membros da equipe, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, expressar-se, entrevistar candidatos, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, utilizar noções de informática, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, realocar funcionários, demonstrar educação, identificar novos mercados consumidores, supervisionar a frequência da equipe.