CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços

O profissional no cargo de Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.

Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.

CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
      • Vendedores e prestadores de serviços do comércio.

O que faz um Supervisor de vendas comercial

O Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.

Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.

Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.

Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.

Explica como realizar atendimento pós-venda.

Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.

Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.

Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.

Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.

Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.

Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5201-10 deve recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços, coletar indicadores do mercado consumidor, supervisionar rotina da equipe de vendas, demonstrar competências pessoais, relacionar-se com clientes internos, planejar vendas - produtos e serviços, atender clientes - pré e pós-venda.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-10

Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.

Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10

Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, opinar sobre currículos de candidatos, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, analisar as necessidades do cliente, elaborar escalas de plantão da equipe, participar de feiras relacionadas a área, administrar diferenças, integrar novos funcionários a equipe, acompanhar cadastramento do cliente, treinar novos funcionários, divulgar ações promocionais aos funcionários, sugerir incremento de produtos, promover reuniões periódicas com a equipe, participar de licitações de órgãos públicos, analisar resultados da equipe, dar provas de equilíbrio emocional, programar agenda dos vendedores, identificar novos mercados consumidores, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, encaminhar clientes ao setor competente, contatar a tesouraria para problemas de créditos, analisar relatórios da equipe, demonstrar conhecimento do produto, demonstrar educação, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, realocar funcionários, negociar premiações para equipe com a diretoria, criar ações promocionais aos clientes, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, utilizar noções de informática, manter sigilo profissional, agir com espírito de equipe, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, analisar ações das empresas concorrentes, reciclar equipe de trabalho, dimensionar ação futura de vendas da equipe, ler publicações especializadas da área, solicitar novos funcionários a administração, agir com dinamismo, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, verificar apresentação pessoal da equipe, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, dar provas de responsabilidade, resolver problemas de entrega de produtos, agir com otimismo, definir áreas geográficas de atuação da equipe, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, demonstrar produtos e ou serviços, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, acompanhar entrega do produto junto a expedição, negociar espaço publicitário, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, indicar candidatos às vagas existentes, solicitar aplicação de advertências disciplinares, avaliar desempenho da equipe com o superior, premiar a equipe para melhorar os resultados, ouvir, contratar espaço para expor produtos, promover membros da equipe, agir com motivação, demonstrar honestidade, entrevistar candidatos, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, demonstrar criatividade, dar provas de organização, demonstrar empatia, supervisionar a frequência da equipe, expressar-se, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, contatar o setor de logística para programação de entrega, requisitar material de divulgação, demonstrar espírito de liderança, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais.

Cargos e salários CBO 5201-10 - Supervisores de vendas e de prestação de serviços

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