CBO 5201-10 - Supervisor de vendas comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de vendas e de prestação de serviços
O profissional no cargo de Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 supervisiona equipe de vendas de comércio varejista ou atacadista Treina a equipe de vendedores, com relação ao atendimento de clientes, aos processos de vendas presencial e on-line e ao uso de sistemas informatizados.
Orienta e controla as atividades da equipe, para assegurar o cumprimento de metas e a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de trabalho, participando da admissão de novos vendedores, avaliando o desempenho e promovendo programas de capacitação Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de segurança no trabalho e preservação do meio ambiente.
CBO 5201-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de vendas e de prestação de serviços que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de vendas comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de vendas e de prestação de serviços CBO 5201-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5201-10
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Supervisores de vendas e de prestação de serviços.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Supervisor de vendas comercial
O Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10 elabora documentos relacionados à promoção de vendas no atacado ou nos pontos de vendas (PDV) do varejo, conforme procedimentos de marketing e de vendas de várias categorias de produto Participa da montagem, da organização e do abastecimento do ponto de venda ou de distribuição, de acordo com o plano de comercialização.
Inspeciona mercadorias e produtos, de acordo com normas técnicas de qualidade e legislação vigente.
Treina a equipe de vendedores na abordagem aos compradores, utilizando técnicas de atendimento, seguindo rotinas de demonstração dos produtos e de orientação de uso Apresenta a oferta de produtos, de acordo com estratégias de comercialização e especificidades de cada item.
Informa os preços a serem praticados Orienta sobre a realização de vendas on-line.
Explica como realizar atendimento pós-venda.
Treina equipes de venda presencial e on-line no uso de sistemas informatizados de consulta a itens de estoque e a sistemas de emissão de pedidos e de notas fiscais Recebe, registra e encaminha solicitações de clientes de acordo com a natureza do pedido.
Registra e analisa reclamações, para levantar oportunidades de melhoria na área de vendas.
Participa da estimativa de necessidade de compra do estabelecimento, baseando-se no fluxo de vendas e no estoque existente de mercadorias, por tipo e qualidade desejados e quantidades indispensáveis Indica itens faltantes para a equipe de compras Providencia a contratação de vendedores e a compra de mercadorias nos períodos de variações sazonais.
Avalia e relata o resultado de campanhas promocionais Supervisiona a equipe de vendedores para o atingimento das metas Analisa relatórios de resultados do trabalho da equipe, verificando a necessidade de providências para aumento das vendas.
Orienta a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho Motiva a equipe para melhoria no atendimento ao cliente.
Monitora a observância dos procedimentos e da política de comercialização da empresa Coordena a equipe de vendas de mercadorias, requisitando vagas à administração, participando de recrutamento, seleção e treinamento de novos vendedores, integrando os novos vendedores à equipe, avaliando o desempenho de cada membro da equipe, solicitando demissão de vendedores, premiando membros da equipe, e promovendo programas de capacitação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5201-10 deve supervisionar rotina da equipe de vendas, coletar indicadores do mercado consumidor, demonstrar competências pessoais, atender clientes - pré e pós-venda, relacionar-se com clientes internos, planejar vendas - produtos e serviços, recrutar profissionais de vendas - produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Supervisores de vendas e de prestação de serviços atuam na indústria, comércio atacadista e serviços, indústrias alimentícias, têxteis e de confecção de artigos do vestuário e acessórios, empresas de saúde, empresas de comércio e reparação de veículos automotores e de comércio e varejo de combustíveis. São empregados com carteira assinada ou autônomos, que se organizam em equipe, podendo ou não trabalhar com supervisão ocasional. Podem trabalhar em ambiente fechado, a céu aberto, ou em veículos. Trabalham no período diurno, em horários irregulares. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas à pressão de trabalho e posições desconfortáveis por longos períodos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5201-10
Os requisitos de escolaridade são heterogêneos. É desejável que o trabalhador tenha curso superior completo ou incompleto. O pleno exercício da ocupação é atingido após prática profissional superior a três anos como supervisor.
Atividades exercidas por um Supervisor de vendas comercial CBO 5201-10
Um Supervisor de vendas comercial (ou sinônimo) deve divulgar ações promocionais aos funcionários, supervisionar a frequência da equipe, treinar novos funcionários, demonstrar espírito de liderança, requisitar material de divulgação, analisar resultados da equipe, demonstrar conhecimento do produto, demonstrar empatia, assistir o vendedor na venda direta ao cliente e consumidor, avaliar desempenho da equipe com o superior, contatar o setor de logística para programação de entrega, acompanhar entrega do produto junto a expedição, contratar espaço para expor produtos, solicitar aplicação de advertências disciplinares, ler publicações especializadas da área, negociar premiações para equipe com a diretoria, utilizar noções de informática, agir com otimismo, sugerir incremento de produtos, criar ações promocionais aos clientes, agir com dinamismo, integrar novos funcionários a equipe, dimensionar ação futura de vendas da equipe, dar provas de organização, esclarecer dúvidas sobre a venda do produto, demonstrar educação, analisar relatórios da equipe, dar provas de equilíbrio emocional, demonstrar produtos e ou serviços, verificar apresentação pessoal da equipe, orientar a equipe para otimizar tempo e recursos de trabalho, demonstrar criatividade, encaminhar clientes ao setor competente, expressar-se, indicar candidatos às vagas existentes, participar de licitações de órgãos públicos, manter sigilo profissional, apresentar a gerência as metas atingidas pela equipe, informar aos clientes serviços de assistência técnica e garantia, analisar ações das empresas concorrentes, promover membros da equipe, acompanhar cadastramento do cliente, agir com espírito de equipe, realocar funcionários, promover reuniões periódicas com a equipe, negociar espaço publicitário, opinar sobre currículos de candidatos, programar agenda dos vendedores, identificar novos mercados consumidores, incentivar a qualidade do atendimento ao cliente e consumidor, dar provas de responsabilidade, demonstrar honestidade, administrar diferenças, predeterminar funções da equipe no local de trabalho, participar de feiras relacionadas a área, elaborar planos estratégicos para introdução de novos produtos, motivar a equipe para melhoria no atendimento ao cliente e consumidor, reciclar equipe de trabalho, elaborar escalas de plantão da equipe, ouvir, distribuir cotas e ou metas mensais de venda, priorizar faturamento de pedidos para clientes especiais, direcionar produtos e ou serviços para mercados específicos, entrevistar candidatos, filtrar informações do cliente para melhorar serviços, resolver problemas de entrega de produtos, solicitar novos funcionários a administração, analisar as necessidades do cliente, contatar a tesouraria para problemas de créditos, premiar a equipe para melhorar os resultados, agir com motivação, acompanhar tempo e qualidade da execução do serviço, definir áreas geográficas de atuação da equipe.