CBO 5211-05 - Vendedor em comércio atacadista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05 vende mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda.
Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial Realiza ações de pós-venda Elabora ou atualiza o cadastro do comprador.
Pode realizar vendas on-line Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em comércio atacadista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em comércio atacadista
O Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05 realiza levantamento e análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda Identifica as necessidades dos potenciais compradores, no contexto do comércio atacadista.
Seleciona os recursos necessários às ações de vendas, de acordo com as estratégias comerciais e de marketing da empresa.
Estabelece contato com clientes potenciais – presencialmente ou on-line -, apresentando a oferta de produtos, dentro da área de interesse e necessidade de compra de cada um deles Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos, podendo apresentar, ao seu supervisor, proposta de participação no processo licitatório.
Recepciona e atende o comprador, orientando-o na escolha da mercadoria Apresenta as características, os benefícios e o preço de cada opção de produto, detalhando formas de pagamento.
Consulta a disponibilidade de produtos escolhidos, em estoque.
Apresenta opções de data e de forma de entrega Prepara documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Realiza ações de pós-venda.
Pode analisar resultados de pesquisa de satisfação, para levantar subsídios para melhoria do processo de venda Pode promover ações de fidelização, de acordo com o perfil de cada cliente Encaminha reclamações, sugestões e solicitações ao setor responsável.
Elabora ou atualiza o cadastro com dados e informações sobre o comprador, em sistema informatizado Pode concretizar vendas on-line por correspondência (e-mail), telefone, chat ou aplicativos, tanto para vendas no país como para o exterior Pode contatar clientes para eventuais cobranças.
Elabora relatórios de visitas a clientes e de vendas presenciais e on-line.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-05 deve trabalhar com segurança, preparar mercadorias para venda, expor mercadorias nos pontos de venda, vender produtos, comunicar-se, atender clientes, controlar entrada e saída de mercadorias, promover a venda de produtos, demonstrar produtos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-05
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05
Um Vendedor em comércio atacadista (ou sinônimo) deve zelar pela limpeza do ponto de exposição, transmitir confiança, apresentar produtos, lidar com o público, descrever qualidades e vantagens do produto, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de comunicação verbal, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, informar o cliente sobre a entrega do produto, demonstrar flexibilidade, demonstrar objetividade, manusear objetos cortantes, utilizar ferramentais manuais e utensílios, contatar clientes para eventuais cobranças, avisar o cliente sobre promoções, informar preços e formas de pagamento, demonstrar capacidade retórica, oferecer brindes, aplicar noções básicas de enfermagem, abordar clientes, colher informações sobre as características e benefícios do produto, demonstrar dinamismo, registrar entrada e saída de mercadorias, trabalhar em equipe, pesquisar preços do mercado, preencher relatório de vendas, identificar as necessidades do cliente, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, lidar com diversidade, orientar clientes, preencher relatório de visitas, estabelecer relacionamento com os clientes, demonstrar credibilidade, cadastrar clientes, realizar tele-vendas, sugerir opções de produtos, visitar clientes.