CBO 5211-05 - Vendedor em comércio atacadista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05 vende mercadorias em estabelecimentos de comércio atacadista Realiza análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda.
Utiliza recursos e técnicas de vendas e de negociação para concretizar a transação comercial Realiza ações de pós-venda Elabora ou atualiza o cadastro do comprador.
Pode realizar vendas on-line Atua de acordo com a política de vendas da empresa, seguindo normas e procedimentos para prevenção de riscos Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 5211-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em comércio atacadista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em comércio atacadista
O Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05 realiza levantamento e análise de informações técnicas e pesquisa preços do mercado, em relação às mercadorias em venda Identifica as necessidades dos potenciais compradores, no contexto do comércio atacadista.
Seleciona os recursos necessários às ações de vendas, de acordo com as estratégias comerciais e de marketing da empresa.
Estabelece contato com clientes potenciais – presencialmente ou on-line -, apresentando a oferta de produtos, dentro da área de interesse e necessidade de compra de cada um deles Recebe e examina editais de licitação de órgãos públicos, podendo apresentar, ao seu supervisor, proposta de participação no processo licitatório.
Recepciona e atende o comprador, orientando-o na escolha da mercadoria Apresenta as características, os benefícios e o preço de cada opção de produto, detalhando formas de pagamento.
Consulta a disponibilidade de produtos escolhidos, em estoque.
Apresenta opções de data e de forma de entrega Prepara documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Realiza ações de pós-venda.
Pode analisar resultados de pesquisa de satisfação, para levantar subsídios para melhoria do processo de venda Pode promover ações de fidelização, de acordo com o perfil de cada cliente Encaminha reclamações, sugestões e solicitações ao setor responsável.
Elabora ou atualiza o cadastro com dados e informações sobre o comprador, em sistema informatizado Pode concretizar vendas on-line por correspondência (e-mail), telefone, chat ou aplicativos, tanto para vendas no país como para o exterior Pode contatar clientes para eventuais cobranças.
Elabora relatórios de visitas a clientes e de vendas presenciais e on-line.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-05 deve atender clientes, demonstrar produtos, promover a venda de produtos, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, vender produtos, expor mercadorias nos pontos de venda, controlar entrada e saída de mercadorias, preparar mercadorias para venda, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-05
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Vendedor em comércio atacadista CBO 5211-05
Um Vendedor em comércio atacadista (ou sinônimo) deve cadastrar clientes, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, lidar com diversidade, contornar situações adversas, informar preços e formas de pagamento, abordar clientes, avisar o cliente sobre promoções, sugerir opções de produtos, zelar pela limpeza do ponto de exposição, preencher relatório de vendas, pesquisar preços do mercado, demonstrar objetividade, colher informações sobre as características e benefícios do produto, visitar clientes, lidar com o público, descrever qualidades e vantagens do produto, informar o cliente sobre a entrega do produto, demonstrar flexibilidade, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade retórica, manusear objetos cortantes, contatar clientes para eventuais cobranças, apresentar produtos, trabalhar em equipe, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, orientar clientes, aplicar noções básicas de enfermagem, realizar tele-vendas, demonstrar credibilidade, utilizar ferramentais manuais e utensílios, transmitir confiança, identificar as necessidades do cliente, preencher relatório de visitas, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, registrar entrada e saída de mercadorias, oferecer brindes, demonstrar capacidade de comunicação verbal, estabelecer relacionamento com os clientes.