CBO 5211-15 - Promotor de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Promotor de vendas CBO 5211-15 promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência.
Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Promotor de vendas
O Promotor de vendas CBO 5211-15 efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência, para subsidiar reuniões de definição de estratégias de comercialização de linhas de produto Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação.
Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda.
Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising.
Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.
Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.
Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos.
Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.
Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-15 deve demonstrar competências pessoais, expor mercadorias nos pontos de venda, controlar entrada e saída de mercadorias, atender clientes, preparar mercadorias para venda, comunicar-se, vender produtos, promover a venda de produtos, demonstrar produtos, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-15
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas CBO 5211-15
Um Promotor de vendas (ou sinônimo) deve demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, lidar com diversidade, receber mercadorias, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, fotografar pontos de venda, preparar produtos para degustação, trabalhar em equipe, listar mercadorias para reposição, lidar com o público, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, avisar o cliente sobre promoções, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, contar mercadorias, pesar mercadorias, pesquisar preços do mercado, repor mercadorias nos pontos de venda, requisitar mercadorias, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, demonstrar dinamismo, fixar material promocional, distribuir amostras de produtos, colher informações sobre as características e benefícios do produto, preencher relatório de vendas, definir local para expor as mercadorias, orientar clientes, retirar material promocional, orçar produtos para clientes, descartar materiais de destinação adequada, transportar mercadorias, estabelecer relacionamento com os clientes, aplicar noções básicas de enfermagem, preencher relatório de pesquisas de preços, preencher relatório de visitas, oferecer produtos para degustação, contornar situações adversas, demonstrar credibilidade, cadastrar clientes, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, abrir embalagens de transporte, fracionar mercadorias, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, visitar clientes, demonstrar capacidade retórica, negociar pontos de venda, utilizar ferramentais manuais e utensílios, utilizar materiais descartáveis, zelar pela limpeza do ponto de exposição, manusear objetos cortantes, demonstrar objetividade, alertar clientes sobre riscos, organizar os produtos conforme leiaute da loja, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, conferir quantidade de mercadorias, conduzir clientes até a mercadoria desejada, abordar clientes, apresentar produtos, decorar pontos de venda, descrever qualidades e vantagens do produto, sinalizar mercadorias em promoção, usar equipamentos de proteção individual - epi, transmitir confiança, abastecer pontos de venda e gôndolas, evidenciar as mercadorias em promoção, demonstrar capacidade de comunicação verbal, demonstrar flexibilidade, oferecer brindes, sugerir opções de produtos.