CBO 5211-40 - Atendente de lojas e mercados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 atende clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias Prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre novos produtos e promoções.
Descreve e demonstra a mercadoria ao cliente Calcula e informa ao cliente o valor a pagar Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line.
Organiza as mercadorias em gôndolas e prateleiras Cumpre procedimentos da empresa, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5211-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lojas e mercados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Atendente de lojas e mercados
O Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre as características de cada novo produto em venda Toma conhecimento da lista de alteração de preços e da lista de mercadorias em promoção.
Pode abastecer o balcão.
Pode tomar conhecimento de alguma alteração nas normas de comercialização da empresa Recebe o cliente em loja ou mercado, acolhendo-o e verificando o que ele deseja ou precisa comprar.
Pode indicar-lhe a localização de seções ou de mercadorias Descreve as mercadorias e explica as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada opção, para facilitar o processo de escolha do cliente.
No caso de produtos alimentícios, oferece ao cliente amostras para degustação.
Consulta, em sistema informatizado, a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, no estoque Finaliza a venda, calculando e informando ao cliente o valor total a pagar.
Pode receber o valor em dinheiro, em cartão de crédito/ débito ou em outra forma de pagamento.
Emite nota ou cupom fiscal Pode embalar a mercadoria vendida, colocando-a em caixas ou embrulhando-a, para facilitar seu transporte ou manuseio pelo comprador Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line, auxiliando o cliente na realização dos pedidos e dirimindo suas dúvidas.
Pode efetuar a troca de mercadorias para o cliente, seguindo orientação do encarregado Pode especializar-se na venda de determinado gênero de produtos e ser designado de acordo com a especialização Organiza as mercadorias em gôndolas, prateleiras, araras ou outros tipos de equipamento de exposição, para facilitar a visualização dos compradores.
Pode colocar etiqueta com preços de venda Examina as condições das mercadorias, em relação ao estado físico e, quando for o caso, ao prazo de validade.
Recolhe mercadorias fora de lugar Comunica, ao encarregado, a necessidade de reposição de mercadorias Zela pela limpeza do local de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-40 deve comunicar-se, expor mercadorias nos pontos de venda, promover a venda de produtos, demonstrar competências pessoais, controlar entrada e saída de mercadorias, demonstrar produtos, vender produtos, atender clientes, trabalhar com segurança, preparar mercadorias para venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-40
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40
Um Atendente de lojas e mercados (ou sinônimo) deve registrar entrada e saída de mercadorias, estabelecer relacionamento com os clientes, requisitar mercadorias, contar mercadorias, avisar o cliente sobre promoções, participar da definição do leiaute dos pontos de venda, checar lista de alteração de preços, organizar os produtos conforme leiaute da loja, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, solicitar manutenção de equipamentos, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, manusear objetos cortantes, lidar com diversidade, demonstrar capacidade retórica, orçar produtos para clientes, conferir quantidade de mercadorias, informar preços e formas de pagamento, aplicar noções básicas de enfermagem, cadastrar clientes, demonstrar dinamismo, transmitir confiança, embalar mercadorias, informar o cliente sobre a entrega do produto, descrever qualidades e vantagens do produto, oferecer produtos para degustação, identificar as necessidades do cliente, alertar clientes sobre riscos, lidar com o público, demonstrar capacidade de comunicação verbal, checar lista de mercadorias em promoção, informar tempo de garantia do produto, abastecer balcão, conduzir clientes até a mercadoria desejada, arrumar mercadorias no depósito, sugerir opções de produtos, pesar mercadorias, receber mercadorias, trabalhar em equipe, utilizar materiais descartáveis, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, preencher relatório de pesquisas de preços, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, fracionar mercadorias, trocar mercadorias, atender reclamações e sugestões dos clientes, descartar materiais de destinação adequada, zelar pela limpeza do ponto de exposição, separar mercadorias para balanço, apresentar produtos, visitar concorrência, checar encomendas, transportar mercadorias, demonstrar flexibilidade, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, repor mercadorias nos pontos de venda, orientar clientes, oferecer produtos, usar equipamentos de proteção individual - epi, operar equipamentos, demonstrar objetividade, contornar situações adversas, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, demonstrar credibilidade, encaminhar solicitações, etiquetar mercadorias, utilizar ferramentais manuais e utensílios, anotar pedidos, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, colher informações sobre as características e benefícios do produto.