CBO 5211-40 - Atendente de lojas e mercados - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 atende clientes em lojas e mercados, para venda de mercadorias Prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre novos produtos e promoções.
Descreve e demonstra a mercadoria ao cliente Calcula e informa ao cliente o valor a pagar Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line.
Organiza as mercadorias em gôndolas e prateleiras Cumpre procedimentos da empresa, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 5211-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lojas e mercados, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-40
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Atendente de lojas e mercados
O Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40 prepara-se para realizar as atividades, informando-se sobre as características de cada novo produto em venda Toma conhecimento da lista de alteração de preços e da lista de mercadorias em promoção.
Pode abastecer o balcão.
Pode tomar conhecimento de alguma alteração nas normas de comercialização da empresa Recebe o cliente em loja ou mercado, acolhendo-o e verificando o que ele deseja ou precisa comprar.
Pode indicar-lhe a localização de seções ou de mercadorias Descreve as mercadorias e explica as funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada opção, para facilitar o processo de escolha do cliente.
No caso de produtos alimentícios, oferece ao cliente amostras para degustação.
Consulta, em sistema informatizado, a disponibilidade dos itens solicitados pelo cliente, no estoque Finaliza a venda, calculando e informando ao cliente o valor total a pagar.
Pode receber o valor em dinheiro, em cartão de crédito/ débito ou em outra forma de pagamento.
Emite nota ou cupom fiscal Pode embalar a mercadoria vendida, colocando-a em caixas ou embrulhando-a, para facilitar seu transporte ou manuseio pelo comprador Pode concretizar vendas por telefone, por e-mail ou por outro meio on-line, auxiliando o cliente na realização dos pedidos e dirimindo suas dúvidas.
Pode efetuar a troca de mercadorias para o cliente, seguindo orientação do encarregado Pode especializar-se na venda de determinado gênero de produtos e ser designado de acordo com a especialização Organiza as mercadorias em gôndolas, prateleiras, araras ou outros tipos de equipamento de exposição, para facilitar a visualização dos compradores.
Pode colocar etiqueta com preços de venda Examina as condições das mercadorias, em relação ao estado físico e, quando for o caso, ao prazo de validade.
Recolhe mercadorias fora de lugar Comunica, ao encarregado, a necessidade de reposição de mercadorias Zela pela limpeza do local de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-40 deve demonstrar competências pessoais, promover a venda de produtos, controlar entrada e saída de mercadorias, comunicar-se, expor mercadorias nos pontos de venda, demonstrar produtos, preparar mercadorias para venda, vender produtos, atender clientes, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-40
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Atendente de lojas e mercados CBO 5211-40
Um Atendente de lojas e mercados (ou sinônimo) deve sugerir opções de produtos, operar equipamentos, preencher relatório de pesquisas de preços, estabelecer relacionamento com os clientes, utilizar materiais descartáveis, avisar o cliente sobre promoções, utilizar ferramentais manuais e utensílios, contar mercadorias, embalar mercadorias, transportar mercadorias, conduzir clientes até a mercadoria desejada, demonstrar flexibilidade, cadastrar clientes, orçar produtos para clientes, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, apresentar produtos, oferecer produtos para degustação, participar da definição do leiaute dos pontos de venda, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, informar preços e formas de pagamento, aplicar noções básicas de enfermagem, abastecer balcão, repor mercadorias nos pontos de venda, checar encomendas, descartar materiais de destinação adequada, orientar clientes, demonstrar objetividade, oferecer produtos, usar equipamentos de proteção individual - epi, identificar as necessidades do cliente, descrever qualidades e vantagens do produto, solicitar manutenção de equipamentos, arrumar mercadorias no depósito, manusear objetos cortantes, demonstrar capacidade retórica, checar lista de alteração de preços, informar o cliente sobre a entrega do produto, etiquetar mercadorias, demonstrar credibilidade, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, encaminhar solicitações, anotar pedidos, receber mercadorias, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, visitar concorrência, trabalhar em equipe, separar mercadorias para balanço, lidar com o público, pesar mercadorias, demonstrar capacidade de comunicação verbal, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, alertar clientes sobre riscos, organizar os produtos conforme leiaute da loja, lidar com diversidade, requisitar mercadorias, atender reclamações e sugestões dos clientes, conferir quantidade de mercadorias, informar tempo de garantia do produto, emitir pedidos, notas ou cupons fiscais, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, contornar situações adversas, checar lista de mercadorias em promoção, registrar entrada e saída de mercadorias, demonstrar dinamismo, zelar pela limpeza do ponto de exposição, colher informações sobre as características e benefícios do produto, trocar mercadorias, transmitir confiança, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, fracionar mercadorias, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico.